Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10216/121652
Autor(es): | Matheus Gonçalves de Salles |
Título: | Inovação pedagógica em tempo de mudanças no ensino superior: reflexões sobre as implic(ações) da inovação no ensino e na aprendizagem |
Data de publicação: | 2019-06-17 |
Descrição: | A reflexão sobre a inovação pedagógica no ensino superior é um tema de grande importância no contexto atual de mudanças de paradigmas na sociedade da aprendizagem e do conhecimento. Os avanços das tecnologias da comunicação, as novas demandas do mercado de trabalho e as mudanças no perfil dos estudantes são algumas das considerações pertinentes para uma reflexão sobre práticas docentes e modelos pedagógicos utilizados atualmente em alguns contextos, assim como o próprio sentido das universidades na sociedade. O trabalho propõe uma reflexão sobre mudanças nos modelos pedagógicos de ensino-aprendizagem-avaliação, as quais podem trazer consigo implicações implícitas e efeitos colaterais, identificados muitas vezes apenas após sua implementação nos contextos. Este trabalho tem como objetivo central entender e sistematizar algumas destas implicações, identificadas pelos docentes distinguidos no ano de 2015 nos Prémios de Excelência Pedagógica da Universidade do Porto. Coordenado pelo Gabinete de Inovação Pedagógica, os Prémios de Excelência Pedagógica foram criados para distinguir, promover e divulgar modelos educativos de excelência que atendam aos desafios pedagógicos atuais. Nessa perspectiva, valoriza-se a aplicação de processos coordenados de ensino, aprendizagem e avaliação, bem como aprendizagem ativa pelo estudante. Destinado a docentes, investigadores ou a grupos de docentes que se constituam como uma equipa pedagógica na leccionação de uma ou mais unidades curriculares. Desde a construção do quadro conceptual teórico e metodológico científico à sistematização das entrevistas, percorremos o caminho da definição da inovação pedagógica e das implicações no processo de construção de novos paradigmas de ensino-aprendizagem-avaliação. Não temos como pretensão esgotar o tema, cientes da complexidade da problemática e seus contextos, no entanto, concentramos o nosso esforço em dinamizar os diferentes discursos e propor novas reflexões sobre a educação no ensino superior. |
Assunto: | Ciências da educação Educational sciences |
Áreas do conhecimento: | Ciências sociais::Ciências da educação Social sciences::Educational sciences |
Identificador TID: | 202270203 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/121652 |
Tipo de Documento: | Dissertação |
Condições de Acesso: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FPCEUP - Dissertação |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
344686.pdf | Inovação pedagógica em tempo de mudanças no ensino superior: reflexões sobre as implic(ações) da inovação no ensino e na aprendizagem | 1.11 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.