Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/121137
Author(s): Sónia Esmeralda Moreira dos Santos
Title: A perceção de educadores de infância sobre a participação da criança
Issue Date: 2019-07-02
Description: O artigo 12 da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança afirmaque as crianças têm o direito de participarem ativamente em todos os assuntos que afetamsuas vidas. Os educadores são desafiados, não só a garantir que as crianças possamcontribuir com seus pontos de vista em assuntos relevantes, mas também que as suasopiniões tenham influência e impacto no contexto pré-escolar. Este estudo visa explorar asideias e pontos de vista dos educadores de infância portugueses sobre as práticas departicipação da criança. Foi utilizada a metodologia Q. Os itens estímulo foram elaboradosa partir de várias fontes: Early Childhood Environment Rating Scale-Revised Edition; asOrientações Curriculares do Ensino Pré-Escolar e o modelo de participação de Lundy.Este modelo conceptualiza a participação da criança, identificando quatro dimensõesnecessárias para uma participação significativa: espaço, voz, audiência e influência.Catorze educadoras de infância de um agrupamento de escolas do setor públicoparticiparam neste estudo. Três pontos de vista sobre a participação da criança foramidentificados: i) práticas de participação centradas na criança; ii) práticas de participaçãocentradas no adulto; iii) práticas de participação centradas no espaço e na voz. Osresultados obtidos apontam para a valorização transversal das práticas de participação noque diz respeito a dar voz à criança. Contudo, a influência e o impacto das opiniões dascrianças ainda têm pouca expressão nas práticas das educadoras. Este estudo constitui umcontributo para a construção de uma compreensão mais abrangente da participação dacriança na educação pré-escolar.
Subject: Psicologia
Psychology
Scientific areas: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
TID identifier: 202262758
URI: https://hdl.handle.net/10216/121137
Document Type: Dissertação
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
342425.pdf
  Restricted Access
A perceção de educadores de infância sobre a participação da criança602.93 kBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.