Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/118286
Author(s): Amanda Dihl Moraes
Title: A construção de sentidos para a profissão docente
Issue Date: 2018-12-18
Description: O objetivo da presente dissertação foi o de identificar, interpelar e analisar o modocomo docentes reformados interpretam o percurso profissional que realizaram, de formaa compreender como foram construindo significados e atribuindo sentidos ao seutrabalho como docentes. Trata-se de um objetivo que terá de ser visto como umcontributo para um reflexão mais ampla sobre as condições e as circunstâncias quepotenciam e favorecem o bem estar profissional dos professores.O quadro teórico foi eleito priorizando a compreensão sobre a construção dasidentidades profissionais docentes e o modo como estas se articulam com os paradigmaspedagógicos que sustentam o pensamento e a ação profissional dos professores, de formaa problematizar opções e decisões que determinam distintos modos de estar naprofissão.Foi tendo aquele objetivo e este quadro teórico como cenário que se promoveu umestudo exploratório, construído a partir de entrevistas realizadas com quatro docentes járeformados que, à partida, entendiam que tiveram uma vida profissional gratificante.Os resultados desta jornada investigativa, pese as suas limitações, permitemidentificar e compreender que fatores poderão contribuir para a construção de umarelação mais significativa com os desafios da profissão, ainda que uma tal possibilidadeesteja sempre dependente da importância que se atribui às dimensões curriculares edidáticas e das transformações das práticas, no sentido da transição do professorinstrutor para o professor como interlocutor qualificado.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 202160246
URI: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/118286
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
306704.pdfA construção de sentidos para a profissão docente955.3 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.