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https://hdl.handle.net/10216/118286
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Amanda Dihl Moraes | |
dc.date.accessioned | 2019-02-06T13:53:11Z | - |
dc.date.available | 2019-02-06T13:53:11Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-18 | |
dc.date.submitted | 2019-01-10 | |
dc.identifier.other | sigarra:306704 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/118286 | - |
dc.description | O objetivo da presente dissertação foi o de identificar, interpelar e analisar o modocomo docentes reformados interpretam o percurso profissional que realizaram, de formaa compreender como foram construindo significados e atribuindo sentidos ao seutrabalho como docentes. Trata-se de um objetivo que terá de ser visto como umcontributo para um reflexão mais ampla sobre as condições e as circunstâncias quepotenciam e favorecem o bem estar profissional dos professores.O quadro teórico foi eleito priorizando a compreensão sobre a construção dasidentidades profissionais docentes e o modo como estas se articulam com os paradigmaspedagógicos que sustentam o pensamento e a ação profissional dos professores, de formaa problematizar opções e decisões que determinam distintos modos de estar naprofissão.Foi tendo aquele objetivo e este quadro teórico como cenário que se promoveu umestudo exploratório, construído a partir de entrevistas realizadas com quatro docentes járeformados que, à partida, entendiam que tiveram uma vida profissional gratificante.Os resultados desta jornada investigativa, pese as suas limitações, permitemidentificar e compreender que fatores poderão contribuir para a construção de umarelação mais significativa com os desafios da profissão, ainda que uma tal possibilidadeesteja sempre dependente da importância que se atribui às dimensões curriculares edidáticas e das transformações das práticas, no sentido da transição do professorinstrutor para o professor como interlocutor qualificado. | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Ciências da educação | |
dc.subject | Educational sciences | |
dc.title | A construção de sentidos para a profissão docente | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.uporto | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | |
dc.identifier.tid | 202160246 | |
dc.subject.fos | Ciências sociais::Ciências da educação | |
dc.subject.fos | Social sciences::Educational sciences | |
thesis.degree.discipline | Mestrado em Ciências da Educação | |
thesis.degree.grantor | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | |
thesis.degree.grantor | Universidade do Porto | |
thesis.degree.level | 1 | |
Appears in Collections: | FPCEUP - Dissertação |
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306704.pdf | A construção de sentidos para a profissão docente | 955.3 kB | Adobe PDF | View/Open |
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