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dc.creatorAmanda Dihl Moraes
dc.date.accessioned2019-02-06T13:53:11Z-
dc.date.available2019-02-06T13:53:11Z-
dc.date.issued2018-12-18
dc.date.submitted2019-01-10
dc.identifier.othersigarra:306704
dc.identifier.urihttps://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/118286-
dc.descriptionO objetivo da presente dissertação foi o de identificar, interpelar e analisar o modocomo docentes reformados interpretam o percurso profissional que realizaram, de formaa compreender como foram construindo significados e atribuindo sentidos ao seutrabalho como docentes. Trata-se de um objetivo que terá de ser visto como umcontributo para um reflexão mais ampla sobre as condições e as circunstâncias quepotenciam e favorecem o bem estar profissional dos professores.O quadro teórico foi eleito priorizando a compreensão sobre a construção dasidentidades profissionais docentes e o modo como estas se articulam com os paradigmaspedagógicos que sustentam o pensamento e a ação profissional dos professores, de formaa problematizar opções e decisões que determinam distintos modos de estar naprofissão.Foi tendo aquele objetivo e este quadro teórico como cenário que se promoveu umestudo exploratório, construído a partir de entrevistas realizadas com quatro docentes járeformados que, à partida, entendiam que tiveram uma vida profissional gratificante.Os resultados desta jornada investigativa, pese as suas limitações, permitemidentificar e compreender que fatores poderão contribuir para a construção de umarelação mais significativa com os desafios da profissão, ainda que uma tal possibilidadeesteja sempre dependente da importância que se atribui às dimensões curriculares edidáticas e das transformações das práticas, no sentido da transição do professorinstrutor para o professor como interlocutor qualificado.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCiências da educação
dc.subjectEducational sciences
dc.titleA construção de sentidos para a profissão docente
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
dc.identifier.tid202160246
dc.subject.fosCiências sociais::Ciências da educação
dc.subject.fosSocial sciences::Educational sciences
thesis.degree.disciplineMestrado em Ciências da Educação
thesis.degree.grantorFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
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