Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/118064
Author(s): Carla Isabel da Mota Pinto Caldeira
Title: Dimensões educativas parentais e competência social na adolescência
Issue Date: 2013-07-19
Description: O presente estudo tem como objetivo principal analisar o impacto das dimensõeseducativas parentais na competência social e rendimento escolar nos adolescentes. Oestudo foi desenvolvido numa amostra de 73 adolescentes do sexo masculino e 102adolescentes do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 16 e os 19 anos, deduas escolas secundárias de ensino público de uma cidade do Norte de Portugal. Asdimensões educativas parentais monitorização, promoção da autonomia e afeto parentalforam avaliadas através do Questionário de Estilos Educativos Parentais - Revisto(QEEP-R) e as competências sociais através do Social Skills Questionnaire (SSQ). Osresultados demonstraram associações positivas e estatisticamente significativas de valorbaixo a moderado entre as dimensões educativas parentais e as dimensões dacompetência social dos adolescentes. Relativamente ao rendimento escolar, existe umaassociação positiva e estatisticamente significativa, com a monitorização paterna e umaassociação negativa e estatisticamente significativa, com o afeto materno.
Subject: Psicologia
Psychology
Scientific areas: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
URI: https://hdl.handle.net/10216/118064
Document Type: Dissertação
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
305245.pdf
  Restricted Access
Dimensões educativas parentais e competência social na adolescência827.13 kBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.