Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/116826
Author(s): Helena Raquel Garcez Martins
Title: Neural processing of emotional faces in schoolaged children: disentangling the effects of emotional category, valence, and arousal
Issue Date: 2018-11-15
Description: As faces assumem um papel proeminente, especialmente nas etapas mais precocesdo desenvolvimento. As expressões faciais de emoção (FEE) representam uma ferramentaprimordial para a comunicação bilateral, permitindo que as crianças compreendam regras eestabeleçam relações prolíficas. No domínio do processamento de informação afetiva,existem dois modelos dominantes: os modelos categoriais e os modelos dimensionais.Resultados prévios obtidos com crianças e adultos sugerem que o processamento de FEE émais dimensional do que categorial, mas é necessária mais investigação para compreenderestes processos em crianças em idade escolar. No presente estudo, pretendemos explorar oscorrelatos cerebrais do processamento de FEE em crianças em idade escolar, controlando avariação nas dimensões afetivas (valência e ativação). 35 crianças (8-11 anos), foramestimuladas com expressões faciais de raiva e alegria, de baixa e alta ativação, e expressõesde calma e surpresa, de valência positiva e negativa, com o objetivo de avaliar amodulação nos ERPs provocada por esta manipulação. Os resultados revelam umamodulação dos componentes mais precoces pela valência, com faces de calma e surpresade valência negativa a elicitarem maiores amplitudes de P1 quando comparadas com facesde valência positiva. Também observamos maiores amplitudes e menores latências de picode VPP para faces de surpresa de valência negativa quando comparadas com faces decalma de valência negativa. Estes resultados apontam para um processamento maisconfigurativo das FEE nesta fase de desenvolvimento, fornecendo nova informação sobre oprocessamento de FEE durante o desenvolvimento.
Subject: Psicologia
Psychology
Scientific areas: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
TID identifier: 202155200
URI: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/116826
Document Type: Dissertação
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
298383.pdf
  Restricted Access
Neural processing of emotional faces in schoolaged children: disentangling the effects of emotional category, valence, and arousal985.57 kBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.