Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/116759
Author(s): Cyntia Coelho Barreto
Title: Entre o cuidar e o punir: considerações sobre intervenções destinadas aos usuários de drogas no Brasil e em Portugal
Issue Date: 2018-11-13
Description: Brasil e Portugal tiveram mudanças mais significativas em suas leis sobre drogas nas últimasdécadas. Em 2001, Portugal descriminalizou o consumo de todas as substâncias psicoativas,embora o tenha mantido ilegal. Em 2006, no Brasil, extinguiu-se a prisão para usuários dedrogas, embora o porte destas substâncias para consumo pessoal tenha se mantidocriminalizado. Este estudo foi realizado com usuários de drogas, no Brasil e em Portugal,que infringiram as leis de seus países em relação ao consumo dessas substâncias. O objetivogeral foi verificar a percepção desses sujeitos a respeito das intervenções a eles destinadasem função disso. Buscou-se ainda identificar seus padrões de consumo e o que conheciam arespeito das leis e políticas de drogas de seus países, suas expectativas em relação a elas,bem como suas percepções acerca destas questões. Para isso foram realizadas entrevistassemiestruturadas com estes sujeitos, as quais foram submetidas posteriormente à análise deconteúdo. Os resultados revelaram usuários de drogas com características similares emrelação ao consumo, com percepções semelhantes em relação aos cuidados dos quais foramalvo nas intervenções técnicas, mas bastante diferentes em relação às intervenções feitas pelapolícia.
Subject: Psicologia
Psychology
Scientific areas: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
TID identifier: 202160980
URI: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/116759
Document Type: Dissertação
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
297602.pdf
  Restricted Access
Entre o cuidar e o punir: considerações sobre intervenções destinadas aos usuários de drogas no Brasil e em Portugal597.8 kBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.