Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/116738
Author(s): Maria Beatriz de Castro Pinho do Carmo Pires
Title: "Uma palmadinha nas costas e faz-se de conta": discursos de enfermeiros/as sobre a sexualidade de idosos/as institucionalizados/as
Issue Date: 2018-11-14
Description: Ao focar a atenção sobre a vivência da sexualidade, dimensão importante para aqualidade de vida dos indivíduos, percebe-se que esta assume diferentes representaçõespara homens e mulheres. Ultimamente, vários estudos têm surgido para desconstruir edesmistificar mitos, crenças e preconceitos tradicionalistas sobre a sexualidade noenvelhecimento. Nos últimos anos, o envelhecimento da população tem levado à maiornecessidade de se recorrer à institucionalização das pessoas idosas. Simultaneamente,surge a necessidade de se investir na compreensão dos/as profissionais da área da saúderelativamente a esta etapa da vida.Partindo da premissa de que os/as atuais idosos/as viveram num contexto em quehomens e mulheres possuíam papéis tradicionais de género, este estudo pretende investigaras expressões e vivências sexuais de homens e mulheres residentes em lares de idosos/as.Para o efeito, foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas a 12enfermeiros/as (2 do sexo masculino e 10 do sexo feminino), 3 casados/as e 9 solteiras,com idades compreendidas entre os 24 e os 35 anos de idade. Os discursos dos/asparticipantes foram analisados através da análise temática de discurso (Braun & Clarke,2006), a partir da qual emergiram três temas principais, a saber: Sexualidade "esquecida",Sexo/género dos/as idosos/as e Tabus, constrangimentos, desafios e mudanças. Estestemas referem-se a uma realidade na qual se reconhece existir sexualidade que, no entanto,não é tida em conta - impera a ideia de uma sexualidade (in)existente.Entre as principais conclusões do trabalho, destacam-se a sexualização dos lares, afalta de espaço para a discussão sobre as temáticas do sexo e da sexualidade e a perpetuaçãode papéis de género dicotómicos e assimétricos que condicionam a vivência sexual dos/asidosos/as. A partir destas conclusões surgem algumas implicações práticas.Revela-se fundamental educar as gerações desde cedo para o direito à sexualidadeno envelhecimento, tornando possível que as pessoas idosas a possam exercer e usufruirdela livremente.
Subject: Psicologia
Psychology
Scientific areas: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
TID identifier: 202155552
URI: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/116738
Document Type: Dissertação
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
298884.pdf
  Restricted Access
"Uma palmadinha nas costas e faz-se de conta": discursos de enfermeiros/as sobre a sexualidade de idosos/as institucionalizados/as557.05 kBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.