Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/116738
Autor(es): Maria Beatriz de Castro Pinho do Carmo Pires
Título: "Uma palmadinha nas costas e faz-se de conta": discursos de enfermeiros/as sobre a sexualidade de idosos/as institucionalizados/as
Data de publicação: 2018-11-14
Descrição: Ao focar a atenção sobre a vivência da sexualidade, dimensão importante para a qualidade de vida dos indivíduos, percebe-se que esta assume diferentes representações para homens e mulheres. Ultimamente, vários estudos têm surgido para desconstruir e desmistificar mitos, crenças e preconceitos tradicionalistas sobre a sexualidade no envelhecimento. Nos últimos anos, o envelhecimento da população tem levado à maior necessidade de se recorrer à institucionalização das pessoas idosas. Simultaneamente, surge a necessidade de se investir na compreensão dos/as profissionais da área da saúde relativamente a esta etapa da vida. Partindo da premissa de que os/as atuais idosos/as viveram num contexto em que homens e mulheres possuíam papéis tradicionais de género, este estudo pretende investigar as expressões e vivências sexuais de homens e mulheres residentes em lares de idosos/as. Para o efeito, foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas a 12 enfermeiros/as (2 do sexo masculino e 10 do sexo feminino), 3 casados/as e 9 solteiras, com idades compreendidas entre os 24 e os 35 anos de idade. Os discursos dos/as participantes foram analisados através da análise temática de discurso (Braun & Clarke, 2006), a partir da qual emergiram três temas principais, a saber: Sexualidade "esquecida", Sexo/género dos/as idosos/as e Tabus, constrangimentos, desafios e mudanças. Estes temas referem-se a uma realidade na qual se reconhece existir sexualidade que, no entanto, não é tida em conta - impera a ideia de uma sexualidade (in)existente. Entre as principais conclusões do trabalho, destacam-se a sexualização dos lares, a falta de espaço para a discussão sobre as temáticas do sexo e da sexualidade e a perpetuação de papéis de género dicotómicos e assimétricos que condicionam a vivência sexual dos/as idosos/as. A partir destas conclusões surgem algumas implicações práticas. Revela-se fundamental educar as gerações desde cedo para o direito à sexualidade no envelhecimento, tornando possível que as pessoas idosas a possam exercer e usufruir dela livremente.
Assunto: Psicologia
Psychology
Áreas do conhecimento: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
Identificador TID: 202155552
URI: https://hdl.handle.net/10216/116738
Tipo de Documento: Dissertação
Condições de Acesso: restrictedAccess
Aparece nas coleções:FPCEUP - Dissertação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
298884.pdf
  Restricted Access
"Uma palmadinha nas costas e faz-se de conta": discursos de enfermeiros/as sobre a sexualidade de idosos/as institucionalizados/as557.05 kBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.