Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10216/116717
Author(s): | Ana Paula de Almeida Gomes |
Title: | Educar para a saúde na escola: dinâmicas de interação entre enfermeiras e professoras |
Issue Date: | 2018-11-14 |
Description: | A Educação para a Saúde em contexto escolar é desde a LBSE (Lei nº46/86) e com a adesão de Portugal ao movimento de escolas promotoras desaúde, em 1994, um tema que faz parte das atividades curriculares dasescolas. Na sequência do protocolo estabelecido, em 1996, entre o MinistérioEducação e o Ministério da Saúde passaram a ser responsáveis pelaplanificação e desenvolvimento dessas atividades, profissionais de saúde eprofessores. É neste enquadramento que se situa esta investigação. Com elapretendeu-se: i) analisar a articulação existente entre os dois ministérios; ii)identificar possibilidades de participação de diferentes atores; e iii) caracterizarespaços e ações curriculares onde a EpS é abordada, e que contribuem para aLiteracia em saúde dos alunos.Metodologicamente, optámos por uma pesquisa qualitativa comabordagem do tipo estudo de caso, tendo a investigação sido desenvolvida naUCC de Sº Mamede Infesta na sua ligação com o Agrupamento de Escolas dePadrão da Légua. Recorremos à análise documental, à entrevistasemiestruturada e ao grupo de discussão focalizada que realizamos aenfermeiras e a professoras que têm, ou tiveram, responsabilidades nadinamização de ações de Educação para a Saúde.Os resultados evidenciaram que a Literacia em Saúde dos alunos é umaárea considerada como importante pelos dois grupos de profissionaisentrevistados, ainda que ambos reconheçam necessitar de mais investimento,e de um trabalho mais concertado entre todos. Existe um esforço por parte dosprofissionais nesse sentido, mas os discursos dos atores de terreno estãocarregados de constrangimentos que dificultam a execução dos programas e aarticulação projetada nos documentos oficiais, sendo a sobrecarga detrabalho/responsabilidades profissionais e a falta de recursos, as principaisrazões referidas. |
Subject: | Ciências da educação Educational sciences |
Scientific areas: | Ciências sociais::Ciências da educação Social sciences::Educational sciences |
TID identifier: | 202160530 |
URI: | https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/116717 |
Document Type: | Dissertação |
Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FPCEUP - Dissertação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
297636.pdf | Educar para a saúde na escola: dinâmicas de interação entre enfermeiras e professoras | 1.24 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.