Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/116604
Author(s): Tamima Bastos Torres de Melo
Title: A proteção e a educação de crianças e jovens em risco no Estabelecimento Humanitário do Barão de Nova Cintra (1901-1973)
Issue Date: 2018-11-12
Description: Este trabalho tem como objetivo conhecer a história do Estabelecimento Humanitário doBarão de Nova Cintra, de forma diacrónica e as nuances em cada período político,refletidas nos Relatórios da Gerência, no Regulamento da instituição e no Compromissoda Santa Casa da Misericórdia. Através desta documentação, conhecer o cotidianoescolar, na relação entre os professores e os alunos, sobretudo as conceções educativas naforma de acolhimento e ensino. Este Estabelecimento acolhe crianças e jovens emsituação de vulnerabilidade social e tem como provedor a Santa Casa da Misericórdia doPorto. No passado foi uma instituição de ensino básico e profissional que funcionava emregime de internato. No período da nossa pesquisa -1901-1973 -, esta importanteinstituição acolhia e assistia crianças e jovens de ambos os sexos até 1962. Desta data emdiante passa a admitir apenas crianças e jovens do sexo masculino. Esta investigaçãobaseia-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa e histórica e enquadra-se no paradigmafenomenológico interpretativo. As fontes utilizadas foram, principalmente, documentosoficiais da Santa Casa da Misericórdia do Porto como: Relatórios, Regulamentos,Compromissos, Estatutos e a Lei de Proteção à infância. Esta abordagem do objeto deestudo deve-se à quantidade da documentação existente face ao tempo disponível para arealização do trabalho. Como uma primeira abordagem ao estudo da instituição,procuramos o conhecimento da realidade do período analisado, sem o isolar do contextonatural: histórico, socioeconómico e cultural. O trabalho de análise fundamentou-se emalguns autores de referência, que nos ajudaram na compreensão das regras e vivênciasnuma instituição. São obras de referência para a nossa investigação, fundamentais para ainterpretação da nossa problemática, Michel de Certeau e a análise que faz do cotidiano,Golffman sobre as instituições totais, as vivencias diárias em um internato e a orgânicade uma instituição, Michel Foucault e seus estudos sobre o poder, disciplinarização doscorpos e apropriação social dos discursos, Pierre Bourdieu sobre capital cultural e habitus.Consideramos ainda a cultura material escolar para o que nos servimos dos contributosde Margarida Louro Felgueiras e Diana Vidal, que chamam a atenção para a importânciados objetos na compreensão das formas de vida e que auxiliam a simbolizar uma época,enfatizando as possibilidades e limites da ação das pessoas em cada momento histórico.A partir destes conjuntos de informações podemos perceber algumas das relações dosdiretores, professores e alunos no cotidiano deste Estabelecimento, bem como asorientações estratégicas e o ensino ministrado, as dificuldades encontradas mediante asorientações políticas vigentes em cada período da nossa pesquisa.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 202160777
URI: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/116604
Document Type: Dissertação
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
297583.pdf
  Restricted Access
A proteção e a educação de crianças e jovens em risco no Estabelecimento Humanitário do Barão de Nova Cintra (1901-1973)1.11 MBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.