Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/116153
Author(s): Maria Ines de Pereira Barreira
Title: "Patológico em devir": fronteiras (in)transponíveis de uma educação artística
Issue Date: 2018-10-19
Description: Este relatório enceta a construção de um olhar sobre a escola, numa escrita disruptiva,cuja metáfora de mergulho e de mapa procura trazer a ideia de viagem em direção a cadaproblema que aqui se apresenta. É através da construção desse olhar que se vão desdobrandoalgumas problematizações que têm como ponto central a figura do "patológico salutar" que,no interior do discurso inerente ao ADN escolar, é entendido enquanto objeto de umanarrativa que o reveste como a anormalidade, mas que, pode ser associado a uma dimensãode potencialidade subversiva no interior deste dispositivo de poder.Desta forma, elementos pertinentes neste trabalho são a construção de umentendimento sobre as "Alquimias Curriculares" que imperam no sistema escolar;possibilitando desocultar os princípios de uma modernidade que se estende até aos dias dehoje; a questão do poder inscrito nas práticas educativas, como pode ser entendido e o modocomo este opera na forma como os sujeitos se auto-regulam; bem como a potência doconflito entre a língua e a fala no campo do desenho, permitindo olhar de novo na fronteiraentre a língua comum que a escola persiste em trabalhar e o espaço que a mesma nos reservapara falar, percebendo as singularidades que daí podem surgir e o modo como os sujeitos sesubjectivam. Procede-se, igualmente, a uma análise de conceitos como a perspectiva de"escuta emergente" articulando a mesma, no interior do desenho, com a potencialidade queas práticas educativas podem despoletar na construção do ser em devir.É este novo olhar que permite pensar no espaço da Educação, e mais especificamenteno espaço da Educação Artística, como um território de múltiplas possibilidades, que, ao invésde se deter em padrões e categorias, posiciona-se como um terreno que gera tensões, comoum terreno de agitação e de desassossego, que resiste à tentação de determinar o que é oser em devir e que permite que o mesmo seja "o ser que se torna".
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 202160904
URI: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/116153
Document Type: Relatório de Estágio
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Relatório de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
292685.pdf
  Restricted Access
"Patológico em devir": fronteiras (in)transponíveis de uma educação artística15.3 MBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.