Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10216/115815
Author(s): Joana Fontinha Ferreira
Title: "Do sentir ao fazer": a simplicidade da experiência na prática das atividades educativas
Issue Date: 2018-09-21
Description: O presente relatório intitulado "do Sentir ao Fazer" tem como propósitoanalisar as práticas educativas desenvolvidas em contexto de estágiosupervisionado realizado na Escola Artística e Profissional Árvore, na disciplinae curso de Design Gráfico, da turma do 2º ano. Analisa a valorização daexperimentação no processo das atividades educativas do ensinoaprendizagemno contexto do ensino artístico e profissional, assente naaprendizagem pela experiência (learning by doing - Dewey) e na culturavivencial dos/das alunos/as.Através da proposta didática, pretende-se explorar os processos deconstrução de aprendizagem focada na experiência. A proposta didática,assente nas práticas da dimensão do fazer, tem como objetivo proporcionar aconstrução de uma aprendizagem baseada na experimentação e nacriatividade/inventividade que cada aluno pode trazer, consoante o seucontexto social e vivencial. Integrada no módulo 10 - Projeto Gráfico, e nomódulo 13 - Edição- Online, foi proposta aos alunos a criação de umapublicação não oficial, revisitando as Fanzine. O tema é uma "Viagem" notempo, através de diferentes formas de aprender, fundamentadas nomovimento "Do It Yourself".Por último, o relatório inclui uma reflexão de toda a experiênciavivenciada no contexto de estágio, sobre as práticas de ensino eaprendizagem presentes na Escola Artística e Profissional Árvore, assim como aaprendizagem focada no/a aluno/a, permitindo o desenvolvimento da suaautonomia.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
URI: http://hdl.handle.net/10216/115815
Document Type: Relatório de Estágio
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Relatório de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
289314.pdf"Do sentir ao fazer": a simplicidade da experiência na prática das atividades educativas18.35 MBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.