Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/113369
Author(s): Felipe Queiroz Dias Rocha
Title: Superdotação e dupla excecionalidade: fenómenos a serem desmitificados
Issue Date: 2018-07-19
Description: Nesta dissertação aborda-se, no âmbito de uma reflexão que se desenvolve em função da problemática da sobredotação, a temática mais circunscrita da dupla excecionalidade, a partir da qual se evidencia a relação entre altas habilidades e necessidades educativas especiais. Deste modo, realizou-se um estudo exploratório que se construiu através da seleção e análise de um conjunto de 33 artigos, publicados em cinco revistas especializadas: (i) Journal for Education of the Gifted; (ii) Gifted Child Quarterly; (iii) Gifted Child Today; (iv) Exceptional Children e (v) Gifted Education, que se debruçam sobre aquela temática. Em suma, foi a demarcação conceitual do campo da dupla excecionalidade que justificou o desenvolvimento do projeto de pesquisa, de forma a compreender-se quais os conceitos mais sólidos e sustentados, as zonas de tensão e conflitos conceituais, quais as intervenções mais promissoras e os equívocos que se verificam existir. De um modo geral, pode afirmar-se que estamos num campo que tem vindo a ser objeto de mais atenção e de um processo de desenvolvimento concetual que importa reconhecer, mesmo que não se possa ignorar, como os estudos o demonstram, as dificuldades, quer dos sujeitos duplamente excecionais em relacionar-se com as escolas, quer destas em lidar com estes sujeitos, no momento em que tendem a valorizar mais as suas vulnerabilidades do que os seus talentos.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 201969963
URI: https://hdl.handle.net/10216/113369
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
275364.pdfSuperdotação e dupla excecionalidade: fenómenos a serem desmitificados879.23 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.