Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10216/113369
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Felipe Queiroz Dias Rocha | |
dc.date.accessioned | 2022-09-16T07:42:25Z | - |
dc.date.available | 2022-09-16T07:42:25Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-19 | |
dc.date.submitted | 2018-07-26 | |
dc.identifier.other | sigarra:275364 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10216/113369 | - |
dc.description | Nesta dissertação aborda-se, no âmbito de uma reflexão que se desenvolve em função da problemática da sobredotação, a temática mais circunscrita da dupla excecionalidade, a partir da qual se evidencia a relação entre altas habilidades e necessidades educativas especiais. Deste modo, realizou-se um estudo exploratório que se construiu através da seleção e análise de um conjunto de 33 artigos, publicados em cinco revistas especializadas: (i) Journal for Education of the Gifted; (ii) Gifted Child Quarterly; (iii) Gifted Child Today; (iv) Exceptional Children e (v) Gifted Education, que se debruçam sobre aquela temática. Em suma, foi a demarcação conceitual do campo da dupla excecionalidade que justificou o desenvolvimento do projeto de pesquisa, de forma a compreender-se quais os conceitos mais sólidos e sustentados, as zonas de tensão e conflitos conceituais, quais as intervenções mais promissoras e os equívocos que se verificam existir. De um modo geral, pode afirmar-se que estamos num campo que tem vindo a ser objeto de mais atenção e de um processo de desenvolvimento concetual que importa reconhecer, mesmo que não se possa ignorar, como os estudos o demonstram, as dificuldades, quer dos sujeitos duplamente excecionais em relacionar-se com as escolas, quer destas em lidar com estes sujeitos, no momento em que tendem a valorizar mais as suas vulnerabilidades do que os seus talentos. | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Ciências da educação | |
dc.subject | Educational sciences | |
dc.title | Superdotação e dupla excecionalidade: fenómenos a serem desmitificados | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.uporto | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | |
dc.identifier.tid | 201969963 | |
dc.subject.fos | Ciências sociais::Ciências da educação | |
dc.subject.fos | Social sciences::Educational sciences | |
thesis.degree.discipline | Mestrado em Ciências da Educação | |
thesis.degree.grantor | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | |
thesis.degree.grantor | Universidade do Porto | |
thesis.degree.level | 1 | |
Appears in Collections: | FPCEUP - Dissertação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
275364.pdf | Superdotação e dupla excecionalidade: fenómenos a serem desmitificados | 879.23 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.