Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/111381
Author(s): Ana Cristina da Silva Triães Novais
Title: Frequentar o ensino superior: desafios que se colocam aos estudantes que ingressam pelo concurso dos maiores de 23
Issue Date: 2017-12-19
Description: A presente dissertação surge no âmbito do Mestrado em Ciências daEducação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação daUniversidade do Porto, com especialização no domínio "Gestão de Programas eProjetos em Contextos Educativos Formais". Partindo de uma vivência pessoal,pretende-se que este trabalho contribua para uma maior compreensão dasmotivações para a entrada no Ensino Superior (ES) de estudantes maiores de23 anos, através do concurso especialmente destinado a estes, assim comoauscultar as suas perceções sobre as experiências vivenciadas no decurso doensino superior.Considerando que cada ser humano tem um percurso de vida único,pessoal e com experiências diversificadas, fortemente condicionado pelo meiosocial em que se insere, recorremos ao testemunho de estudantes que, apósterem feito um interregno no seu percurso escolar, ingressaram no ES atravésdo acesso dos M23, tentando perceber, para além das suas motivações paraesta tomada de decisão, quais as suas expectativas e quais os desafios com queforam confrontados. Destaca-se a perceção das vivências pessoais e dossentidos a estas atribuídos pelos sujeitos na sua trajetória de vida enquantoelemento fundamental para a compreensão da dimensão humana presente noprocesso dos maiores de 23.Os resultados obtidos revelam a existência de uma variedade de motivosde ordem pessoal, social e profissional para o ingresso no ES. Os sujeitos dainvestigação identificaram aspetos positivos relativamente ao regime de acessoe ao processo de adaptação e de integração, mas sublinham, igualmente, algunsobstáculos, como a conciliação com a atividade profissional e com a vida familiar,e dificuldades em responder ao conjunto de exigências académicas dos cursosque frequentaram.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 201920506
URI: https://hdl.handle.net/10216/111381
Document Type: Dissertação
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
259624.pdf
  Restricted Access
Frequentar o ensino superior: desafios que se colocam aos estudantes que ingressam pelo concurso dos maiores de 231.12 MBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.