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dc.creatorAna Cristina da Silva Triães Novais
dc.date.accessioned2019-07-16T09:17:08Z-
dc.date.available2019-07-16T09:17:08Z-
dc.date.issued2017-12-19
dc.date.submitted2018-03-26
dc.identifier.othersigarra:259624
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/111381-
dc.descriptionA presente dissertação surge no âmbito do Mestrado em Ciências daEducação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação daUniversidade do Porto, com especialização no domínio "Gestão de Programas eProjetos em Contextos Educativos Formais". Partindo de uma vivência pessoal,pretende-se que este trabalho contribua para uma maior compreensão dasmotivações para a entrada no Ensino Superior (ES) de estudantes maiores de23 anos, através do concurso especialmente destinado a estes, assim comoauscultar as suas perceções sobre as experiências vivenciadas no decurso doensino superior.Considerando que cada ser humano tem um percurso de vida único,pessoal e com experiências diversificadas, fortemente condicionado pelo meiosocial em que se insere, recorremos ao testemunho de estudantes que, apósterem feito um interregno no seu percurso escolar, ingressaram no ES atravésdo acesso dos M23, tentando perceber, para além das suas motivações paraesta tomada de decisão, quais as suas expectativas e quais os desafios com queforam confrontados. Destaca-se a perceção das vivências pessoais e dossentidos a estas atribuídos pelos sujeitos na sua trajetória de vida enquantoelemento fundamental para a compreensão da dimensão humana presente noprocesso dos maiores de 23.Os resultados obtidos revelam a existência de uma variedade de motivosde ordem pessoal, social e profissional para o ingresso no ES. Os sujeitos dainvestigação identificaram aspetos positivos relativamente ao regime de acessoe ao processo de adaptação e de integração, mas sublinham, igualmente, algunsobstáculos, como a conciliação com a atividade profissional e com a vida familiar,e dificuldades em responder ao conjunto de exigências académicas dos cursosque frequentaram.
dc.language.isopor
dc.rightsrestrictedAccess
dc.subjectCiências da educação
dc.subjectEducational sciences
dc.titleFrequentar o ensino superior: desafios que se colocam aos estudantes que ingressam pelo concurso dos maiores de 23
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
dc.identifier.tid201920506
dc.subject.fosCiências sociais::Ciências da educação
dc.subject.fosSocial sciences::Educational sciences
thesis.degree.disciplineMestrado em Ciências da Educação
thesis.degree.grantorFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

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