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https://hdl.handle.net/10216/109882
Author(s): | Catarina Batista de Sousa |
Title: | (Re)pensar a profissão do pessoal não docente em jardins de infância e nas escolas do 1º CEB: uma análise no âmbito de um projeto de promoção do sucesso escolar no concelho de Espinho |
Issue Date: | 2017-12-20 |
Description: | O presente relatório de estágio enquadra-se na via profissionalizante do Mestradoem Ciências da Educação e foi redigido no seguimento da realização de um estágiocurricular no projeto Promover o Sucesso, resultante de uma parceria entre a CâmaraMunicipal de Espinho e a Associação de Desenvolvimento do Concelho de Espinho.Este projeto abrangeu todos os jardins-de-infância e escolas de 1º CEB públicos doconcelho de Espinho.O sucesso escolar é uma problemática que se encontra debaixo da ótica dosinvestigadores em Ciências da Educação e outras áreas, na medida em que fenómenoscomo o baixo aproveitamento, o absentismo e o abandono escolar persistem narealidade portuguesa e internacional, apesar da incessante procura de respostas para osmesmos. O que dificulta a intervenção sobre estes fenómenos é o facto de sereminfluenciados por um conjunto vasto de fatores internos e externos às crianças e jovens,tais como fatores psicológicos, motivacionais, sociais, familiares, culturais, etc..No contexto escolar identifiquei um grupo de profissionais que, apesar de apagadodos estudos relativos ao sucesso escolar, pode constituir-se como um elemento essencialpara intervir sobre a génese do insucesso escolar, ou seja, sobre os fatores acimareferenciados. Esse grupo de profissionais é o pessoal não docente.O que venho sugerir com este relatório de estágio é que se prepare e forme opessoal não docente para a intervenção direta com os alunos, o desenvolvimento de umespírito de iniciativa e de equipa, a articulação com o corpo docente e contextosfamiliares dos/as alunos/as e, por fim, a participação no processo de organizaçãoescolar. Esta proposta tem também como intuito a valorização do papel e funçõesdestes/as profissionais. |
Subject: | Ciências da educação Educational sciences |
Scientific areas: | Ciências sociais::Ciências da educação Social sciences::Educational sciences |
TID identifier: | 201817489 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/109882 |
Document Type: | Dissertação |
Rights: | restrictedAccess |
Appears in Collections: | FPCEUP - Dissertação |
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