Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10216/109865
Author(s): Ana Teresa da Silva Teixeira
Title: "Leitores de fralda": aproximações a novas comunidades leitoras: processo de conceção e monitorização de um projeto de intervenção no âmbito do estágio realizado na Biblioteca Pública Municipal de Vila Nova de Gaia
Issue Date: 2017-12-14
Description: O presente relatório enquadra-se no âmbito do estágio profissionalizant do Mestrado em Ciências da Educação, Infância, Família e Sociedade: temas e problemas em educação e procura analisar o processo de conceção, implementação e monitorização do projecto" Leitores de Fra/da"desencadeado pela equipa do serviço educativo da Biblioteca Pública Municipal de Vila Nova de Gaia (BPMVNG).Á luz dos contributos teóricos das Ciências da Educação e da Sociologia da Infância, por referência aos Direitos da Criança à cultura e ao lazer, e aos princípios afirmados no Manifesto da Unesco (1994) relativo a pessoas, farm1ias e comunidades que não têm acesso a BM, procura-se neste relatório fundamentar e refletir crítica e reflexivamente acerca dos serviços infanto-juvenis desta instituição sociocultural. Neste sentido, conhecer o funcionamento da BPMVNG, identificar e caracterizar socialmente os públicos que frequentavam a sala infanta-juvenil permitiu uma reflexão crítica sobre quem beneficiava e quem ficava excluído do seu acesso. Este conhecimento informado esteve na base de um processo de conceção, participação na implementação e realização da monitorização de um projeto com mães desempregadas, a receber o RSI que estejam com os filhos em casa e estes não podem frequentar uma instituição de ensino formal, que tem por base a importância de promover a leitura desde as idades mais precoces.É a descrição e análise dos processos socioeducativos envolvidos nesse projecto por meio da observação participante e respectivas notas de campo, sua análise de conteúdo e análise SWOT que o presente relatório se debruça, procurando, no final, compreender alguns dos efeitos do projeto "Leitores de Fralda"junto das crianças e suas mães. As análises realizadas apontam para uma mudança das mães a nível comportamental - higiene, pontualidade e interesse no projeto - e um desenvolvimento das crianças principalmente a nível linguístico e motor. À data da conclusão do estágio tinha sido inaugurado um pólo da BPMVNG num bairro social e a intervenção sociocultural da equipa técnica já estava considerada na programação das atividades a desenvolver no próximo ano lectivo.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
TID identifier : 201817993
URI: http://hdl.handle.net/10216/109865
Document Type: Dissertação
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
239661.docx"Leitores de fralda": aproximações a novas comunidades leitoras: processo de conceção e monitorização de um projeto de intervenção no âmbito do estágio realizado na Biblioteca Pública Municipal de Vil12.49 kBMicrosoft Word XML    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.