Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/109825
Author(s): Casimiro Evaristo Belo
Title: Capacitação de mulheres jovens e adultas para o empreendedorismo: um estudo exploratório: projeto de referência política para as mulheres jovens e adultas de Timor Leste
Issue Date: 2017-11-23
Description: A competitividade da economia mundial exige que cada cidadão aposte na criação dopróprio emprego e tenha capacidade de planificação e gestão do seu negócio para ocrescimento da economia social. A formação das mulheres jovens e adultas para oempreendedorismo é uma estratégia central dos Governos para que os cidadãosdesenvolvam competências no consenso empresarial, visando assim o desenvolvimentodo país na base da inovação da economia social. Assim, esta investigação tem comoobjetivo geral tentar compreender quais as motivações que mobilizaram as jovensmulheres a participarem na educação e formação de um programa de empreendedorismosocial e identificar os impactos sociais nas suas vidas reais. Especificamente, tentacompreender como o projeto "Impulso" desenvolveu estratégias da formação paramulheres poucas escolarizadas e as capacitou para a participação na vida ativa comoautoras do crescimento da economia e social na atividade do empreendedorismo social.A metodologia utilizada nesta pesquisa é eminentemente qualitativa, através da entrevistae da análise documental. Num primeiro momento foram realizadas 4 entrevistassemiestruturadas a 3 jovens mulheres que participaram na formação e à diretora do projetoImpulso. Da análise dos discursos, as participantes reconhecem que o projeto Impulso,lhes proporcionou saberes e competências para a criação do seu próprio emprego esublinham que foram a persistência e a paixão, a vontade de criar o seu próprio empregoe a inovação, que foram os ingredientes fundamentais para a viabilização do seu próprionegócio. A Diretora do projeto Impulso sublinha que o essencial do projeto da formaçãoé criar condições para a atualização das potencialidades das formandas para o sucesso nomercado de negócio, estimulando-as a serem empreendedoras potenciais na criação denegócios sustentáveis. A partir da pesquisa documental, analisaram-se 3 projetos para oempreendedorismo social, em ordem a proporcionar ferramentas para a elaboração de umprojeto de empreendedorismo social a ser implementado em Timor Leste num futuropróximo. Por fim, apresentam-se os principais contributos deste estudo, as suas limitaçõese retiram-se implicações para futuros projetos a desenvolver em Timor Leste, arriscando-se a proposta de um breve esboço de projeto a desenvolve no futuro.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 201832666
URI: https://hdl.handle.net/10216/109825
Document Type: Dissertação
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
238885.pdf
  Restricted Access
Capacitação de mulheres jovens e adultas para o empreendedorismo: um estudo exploratório: projeto de referência política para as mulheres jovens e adultas de Timor Leste6.32 MBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.