Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/109821
Author(s): Hadassa Monteiro de Albuquerque Lucena
Title: Aprendizagens em movimentos sociais: um estudo a partir de narrativas biográficas de partícipes do Levante Popular da Juventude
Issue Date: 2017-11-23
Description: Este trabalho teve como objetivo compreender os movimentos sociais enquanto espaços deeducação não formal e informal de adultos, tanto pelas formas de organização, como deatuação que assumem. As pressões e oposições entre os movimentos sociais e o poder públicofavorecem a organização de estratégias e a formação política dos sujeitos envolvidos, pois, emtese, implicam que estes estabeleçam objetivos sociopolíticos e meios para alcança-los. Nessaexperiência os sujeitos se apropriam de conhecimentos teóricos, práticos, técnicoinstrumentais, simbólicos, éticos, entre outras formas de saber, além de uma compreensão maisaprofundada de como se estrutura e se organiza politicamente a nossa sociedade. Asaprendizagens nesses contextos ganham maior importância por terem como foco os sujeitosdas ações. Compreender como esses sujeitos, no decurso de suas histórias de vida e por via deprocessos eminentemente de aprendizagem experiencial, construíram aprendizagens econhecimentos na participação em movimentos sociais é o tema desse estudo. Paracompreender como ocorre essa aprendizagem no interior dos movimentos sociais, foi realizadauma pesquisa qualitativa, com recurso a entrevistas semi-estruturadas, para obter relatos dehistórias de vida de seis participantes de um movimento brasileiro que reúne jovens em todo opaís: o Levante Popular da Juventude. Este movimento é uma organização nacional que sepropõe a, a partir de mobilizações, construir mudanças na sociedade. Atuam em três frentes:urbana, rural e estudantil, aliado a movimentos da Via Campesina, e na cidade ao Movimentodos Trabalhadores Desempregados. Surgiu em 2006 no estado do Rio Grande do Sul e senacionalizou em 2012. De acordo com a I Carta de Compromisso desse movimento, entre ostemas que fazem parte da luta estão a conquista da democratização do acesso ao transporte,cultura, lazer e educação e o combate ao trabalho precarizado, ao machismo, racismo,homofobia, lesbofobia, transfobia, compreendendo que a sociedade brasileira está estruturada apartir de contradições sociais em um mundo onde vigora um sistema imperialista que criarelações de dominação e opressão entre classes e, portanto, objetiva lutar por um país maisjusto e igualitário. A pesquisa conduzida permite problematizar como a participação emmovimentos sociais propicia experiências sociais relevantes e se constitui como uma em fontesde aprendizagens diversas, favorecendo aos sujeitos a passagem de uma consciência ingênuapara uma consciência crítica.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 201817179
URI: https://hdl.handle.net/10216/109821
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
238869.pdfAprendizagens em movimentos sociais: um estudo a partir de narrativas biográficas de partícipes do Levante Popular da Juventude2.44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.