Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/109821
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dc.creatorHadassa Monteiro de Albuquerque Lucena
dc.date.accessioned2022-09-08T16:58:08Z-
dc.date.available2022-09-08T16:58:08Z-
dc.date.issued2017-11-23
dc.date.submitted2018-01-03
dc.identifier.othersigarra:238869
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/109821-
dc.descriptionEste trabalho teve como objetivo compreender os movimentos sociais enquanto espaços de educação não formal e informal de adultos, tanto pelas formas de organização, como de atuação que assumem. As pressões e oposições entre os movimentos sociais e o poder público favorecem a organização de estratégias e a formação política dos sujeitos envolvidos, pois, em tese, implicam que estes estabeleçam objetivos sociopolíticos e meios para alcança-los. Nessa experiência os sujeitos se apropriam de conhecimentos teóricos, práticos, técnico instrumentais, simbólicos, éticos, entre outras formas de saber, além de uma compreensão mais aprofundada de como se estrutura e se organiza politicamente a nossa sociedade. As aprendizagens nesses contextos ganham maior importância por terem como foco os sujeitos das ações. Compreender como esses sujeitos, no decurso de suas histórias de vida e por via de processos eminentemente de aprendizagem experiencial, construíram aprendizagens e conhecimentos na participação em movimentos sociais é o tema desse estudo. Para compreender como ocorre essa aprendizagem no interior dos movimentos sociais, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com recurso a entrevistas semi-estruturadas, para obter relatos de histórias de vida de seis participantes de um movimento brasileiro que reúne jovens em todo o país: o Levante Popular da Juventude. Este movimento é uma organização nacional que se propõe a, a partir de mobilizações, construir mudanças na sociedade. Atuam em três frentes: urbana, rural e estudantil, aliado a movimentos da Via Campesina, e na cidade ao Movimento dos Trabalhadores Desempregados. Surgiu em 2006 no estado do Rio Grande do Sul e se nacionalizou em 2012. De acordo com a I Carta de Compromisso desse movimento, entre os temas que fazem parte da luta estão a conquista da democratização do acesso ao transporte, cultura, lazer e educação e o combate ao trabalho precarizado, ao machismo, racismo, homofobia, lesbofobia, transfobia, compreendendo que a sociedade brasileira está estruturada a partir de contradições sociais em um mundo onde vigora um sistema imperialista que cria relações de dominação e opressão entre classes e, portanto, objetiva lutar por um país mais justo e igualitário. A pesquisa conduzida permite problematizar como a participação em movimentos sociais propicia experiências sociais relevantes e se constitui como uma em fontes de aprendizagens diversas, favorecendo aos sujeitos a passagem de uma consciência ingênua para uma consciência crítica.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCiências da educação
dc.subjectEducational sciences
dc.titleAprendizagens em movimentos sociais: um estudo a partir de narrativas biográficas de partícipes do Levante Popular da Juventude
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
dc.identifier.tid201817179
dc.subject.fosCiências sociais::Ciências da educação
dc.subject.fosSocial sciences::Educational sciences
thesis.degree.disciplineMestrado em Educação e Formação de Adultos
thesis.degree.grantorFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

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