Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10216/109789
Author(s): | Joana Isabel Pinheiro da Silva Peixoto Costa |
Title: | A qualidade dos serviços pós horário lectivo no 1º ciclo: a perspectiva das crianças |
Issue Date: | 2017-12-18 |
Description: | O presente trabalho, conduzido numaescola EB1 do Grande Porto,pretende analisar a qualidade dos serviços prestados na escolaapós o término dohorário letivo na perspetiva do aluno.Em termos metodológicos foi realizado um estudo exploratório, comrecurso a entrevistas semi-estruturadas. Participaram trinta alunos do 3º e 4º anode escolaridade, divididos em três grupos: grupo1- grupo das 16h (alunos que nãofrequentam qualquer atividade após o tempo letivo), grupo 2- grupo das 17h30(alunos que frequentam as Atividades de Enriquecimento Curricular) e o grupo 3 -grupo das 19h30 (alunos que frequentam todas as atividades após tempo letivo).Através das entrevistas realizadas procurou-se recolher as perspetivas dos alunosacerca da Escola, das Atividades de Enriquecimento Curricular, do contexto derealização dos trabalhos de casa e dos tempos livres semanais.Após a análise de conteúdo foi-nos possível verificar que i) a maioria dosalunos associa a escola ao contexto de aprendizagem e ao seu contexto lúdico; ii)a maioria dos alunos sente-se cansada, com sono ou com preguiça de manhã,antes de ir para a escola o que parece indicar que são atribuídas demasiadastarefas à criança; iii) a maioria dos alunos gostaria que houvesse um aumento dasatividades lúdicas e do uso de uma maior diversidade de materiais durante otempo letivo; iv) os alunos parecem estabelecer boas relações com osprofessores e com os pares, contudo a relação com os funcionários baseia-se nãosó em interações apoiantes mas também negativas; v) a maioria dos alunos quenão frequentam as AEC não as conhece totalmente; vi) os alunos gostam defrequentar as AEC, preferindo as mais lúdicas e com um caráter menosexpositivo; vii) a maioria dos alunos gostariam de realizar os trabalhos de casa emcasa com os pais;viii) os alunos gostam de frequentar o ATL, sugerindo para oseu melhor funcionamento uma maior diversidade de atividades, materiais eequipamentos; ix) Os alunos associam o horário alargado do projeto àsnecessidades dos pais; x) as atividades realizadas com os pais à semana sãoinfluenciadas pela quantidade de tempo que os alunos passam na escola. |
Subject: | Psicologia Psychology |
Scientific areas: | Ciências sociais::Psicologia Social sciences::Psychology |
TID identifier: | 201832534 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/109789 |
Document Type: | Dissertação |
Rights: | restrictedAccess |
Appears in Collections: | FPCEUP - Dissertação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
238901.pdf Restricted Access | A qualidade dos serviços pós horário lectivo no 1º ciclo: a perspectiva das crianças | 4.73 MB | Adobe PDF | Request a copy from the Author(s) |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.