Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10216/109007
Author(s): Márcia Alexandra Coelho de Almeida
Title: Impacto do scaffolding nas narrativas de vida das crianças: manual de análise da interação narrativa
Issue Date: 2017-11-15
Description: A presente investigação pretende contribuir para a análise do processo de coconstruçãode narrativas de vida, quanto à qualidade da interação e ao impacto doscaffolding na coerência narrativa. O estudo foca-se em díades entrevistador-criançae assume como pressuposto a complexidade da construção da narrativa de vida nainfância e que o diálogo do adulto com a criança facilita a ativação de memóriasautobiográficas e promove a produtividade discursiva. Os objetivos centraisconsistiram em elaborar um Manual de codificação de narrativas de vida coconstruídase analisar o impacto do scaffolding do entrevistador na produção narrativade crianças de diferentes idades. O sistema de categorias e as regras de codificaçãodo manual foram desenvolvidos no contexto de um projeto Luso-Alemão. Após serassegurado o acordo interjuízes, o Manual foi aplicado às narrativas de vida de 30crianças, 16 raparigas e 14 rapazes, com idades compreendidas entre os 6 e os 12anos (M≈10, DP≈2), recolhidas através da entrevista Life Narrative Interview forChildren (LINIC). Quanto ao scaffolding verificou-se que na maioria das situações estefoi bem-sucedido, levando a criança a produzir elementos narrativos que nãoemergiram, com a mesma frequência, de forma espontânea e sendo ainda menosfrequentes as situações em que o scaffolding apresentou insucesso (a criança nãoaderiu ao pedido do entrevistador). A existência de diferenças significativas ao níveldo scaffolding bem-sucedido, com insucesso e a produção espontânea, sãosugestivas do êxito do entrevistador em manter a produção narrativa da criança nasua zona de desenvolvimento próximo. Em termos desenvolvimentais evidenciou-se,que a produtividade da criança, bem como a emergência de elementos narrativoscomplexos e ainda do scaffolding bem-sucedido encontram-se direta esignificativamente associados à idade. Os resultados obtidos e a elevadadiferenciação interdíades espelham a eficácia do Manual construído. Resulta assimdeste estudo, uma primeira ilustração do processo de atuação do scaffolding naconstrução de narrativas de vida com crianças, e uma metodologia de codificação eanálise dos processos de interação narrativa. Por fim, este instrumento poderá serfacilmente adaptado ao estudo de outros conteúdos discursivos nas interações adultocriança,constituindo assim um modelo de análise que ficará disponível para outrasinvestigações.
Subject: Psicologia
Psychology
TID identifier : 201817535
URI: http://hdl.handle.net/10216/109007
Document Type: Dissertação
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
232501.pdfImpacto do scaffolding nas narrativas de vida das crianças: manual de análise da interação narrativa1.49 MBAdobe PDF    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.