Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/109007
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dc.creatorMárcia Alexandra Coelho de Almeida
dc.date.accessioned2022-09-09T20:54:01Z-
dc.date.available2022-09-09T20:54:01Z-
dc.date.issued2017-11-15
dc.date.submitted2017-12-11
dc.identifier.othersigarra:232501
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/109007-
dc.descriptionA presente investigação pretende contribuir para a análise do processo de coconstrução de narrativas de vida, quanto à qualidade da interação e ao impacto do scaffolding na coerência narrativa. O estudo foca-se em díades entrevistador-criança e assume como pressuposto a complexidade da construção da narrativa de vida na infância e que o diálogo do adulto com a criança facilita a ativação de memórias autobiográficas e promove a produtividade discursiva. Os objetivos centrais consistiram em elaborar um Manual de codificação de narrativas de vida coconstruídas e analisar o impacto do scaffolding do entrevistador na produção narrativa de crianças de diferentes idades. O sistema de categorias e as regras de codificação do manual foram desenvolvidos no contexto de um projeto Luso-Alemão. Após ser assegurado o acordo interjuízes, o Manual foi aplicado às narrativas de vida de 30 crianças, 16 raparigas e 14 rapazes, com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos (M≈10, DP≈2), recolhidas através da entrevista Life Narrative Interview for Children (LINIC). Quanto ao scaffolding verificou-se que na maioria das situações este foi bem-sucedido, levando a criança a produzir elementos narrativos que não emergiram, com a mesma frequência, de forma espontânea e sendo ainda menos frequentes as situações em que o scaffolding apresentou insucesso (a criança não aderiu ao pedido do entrevistador). A existência de diferenças significativas ao nível do scaffolding bem-sucedido, com insucesso e a produção espontânea, são sugestivas do êxito do entrevistador em manter a produção narrativa da criança na sua zona de desenvolvimento próximo. Em termos desenvolvimentais evidenciou-se, que a produtividade da criança, bem como a emergência de elementos narrativos complexos e ainda do scaffolding bem-sucedido encontram-se direta e significativamente associados à idade. Os resultados obtidos e a elevada diferenciação interdíades espelham a eficácia do Manual construído. Resulta assim deste estudo, uma primeira ilustração do processo de atuação do scaffolding na construção de narrativas de vida com crianças, e uma metodologia de codificação e análise dos processos de interação narrativa. Por fim, este instrumento poderá ser facilmente adaptado ao estudo de outros conteúdos discursivos nas interações adultocriança, constituindo assim um modelo de análise que ficará disponível para outras investigações.
dc.language.isopor
dc.rightsrestrictedAccess
dc.subjectPsicologia
dc.subjectPsychology
dc.titleImpacto do scaffolding nas narrativas de vida das crianças: manual de análise da interação narrativa
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
dc.identifier.tid201817535
dc.subject.fosCiências sociais::Psicologia
dc.subject.fosSocial sciences::Psychology
thesis.degree.disciplineMestrado Integrado em Psicologia
thesis.degree.grantorFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

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