Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/108841
Author(s): Maria José Barreira da Mata
Title: Narrativa da experiência pedagógica vivenciada por uma professora e um grupo de alunos surdos, numa escola de referência para a educação bilingue de alunos surdos, como contributo para reflexão sobre o racional inclusivo
Issue Date: 2017-11-13
Description: A educação especial/educação inclusiva está enquadrada, no sistema educativoportuguês, pelo Decreto-Lei n.º 3/2008, que prevê a implementação de respostaseducativas adequadas às especificidades de cada aluno. No que à educação dealunos surdos diz respeito, o decreto prevê a criação de Escolas de Referência paraa Educação Bilingue de Alunos Surdos (EREBAS) e, como modalidade específicade educação, a educação bilingue.Esta dissertação tem como objetivo refletir sobre o processo de desenvolvimentode uma das primeiras respostas educativas no país para alunos surdos, no âmbitoda educação especial, após a publicação do 3/2008.A metodologia de estudo adotada foi a narrativa, reconstituindo-se linguisticamentea experiência pedagógica vivenciada pela autora (professora) e por seis alunossurdos, cinco com implante coclear (IC) e um com prótese auditiva, durante cincoanos letivos, no contexto de uma EREBAS. Descreve-se e reflete-se sobre aresposta educativa desenvolvida para estes alunos surdos ao nível das medidasimplementadas, aplicação de estratégias, desenvolvimento de atividades eutilização de recursos adequados às especificidades.Finalmente, identificamos alguns fatores que nos parecem essenciais na aplicaçãodo racional inclusivo em contexto das EREBAS, com base na reflexão daexperiência de cinco anos. Em específico, apontamos a importância da frequênciade uma EREBAS e as vantagens da implementação de uma educação bilingue,modalidade de bilinguismo que tem como língua primeira (L1) a língua portuguesa(LP) e como língua segunda (L2) a língua gestual portuguesa (LGP).
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 201817462
URI: https://hdl.handle.net/10216/108841
Document Type: Dissertação
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
231289.pdf
  Restricted Access
Narrativa da experiência pedagógica vivenciada por uma professora e um grupo de alunos surdos, numa escola de referência para a educação bilingue de alunos surdos, como contributo para reflexão sobre1.71 MBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.