Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/108748
Author(s): Bárbara Cristina Rodrigues Teixeira
Title: Aprender a ser professor/a de educação visual: reflexões em torno de uma experiência de estágio
Issue Date: 2017-11-23
Description: O presente relatório foi realizado a partir da experiência do estágiopedagógico realizado na Escola Secundária João Gonçalves Zarco, comalunos de 7º e 9º ano, no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Faculdade de Psicologia ede Ciências da Educação e Faculdade de Belas Artes da Universidade doPorto.Este documento é uma reflexão sobre o estágio vivenciado através daexperimentação, da pesquisa e do diálogo com toda a comunidade escolar,apresentando o percurso formativo desenvolvido no referido estágio. Destaca-se, assim, o tempo de estágio como processo de construção pessoal eprofissional, enquanto etapa de formação e profissionalização docente.A componente teórica deste relatório aborda reflexões sobre a prática eação dos professores, enquadrando-as nas responsabilidades,profissionalidade e conjunto de competências diversificadas que constituem aprofissão docente. Aborda-se também a especificidade do papel do professorde Educação Visual, de modo a contribuir, no confronto com a experiência deestágio vivenciada, para a reflexão sobre o que é ser, hoje, professor destaárea curricular.Na componente prática, além da proposta didática, está descrita aprática pedagógica vivenciada e a participação em todas as atividades queconstituíram a experiência vivida no papel de professora estagiária. Nasreflexões finais são destacadas as aprendizagens adquiridas e desenvolvidasdurante o percurso efetuado.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 201816920
URI: https://hdl.handle.net/10216/108748
Document Type: Relatório de Estágio
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Relatório de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
229344.pdf
  Restricted Access
Aprender a ser professor/a de educação visual: reflexões em torno de uma experiência de estágio1.12 MBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.