Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/108691
Author(s): Kamilla Silva Pedroso
Title: A educação bilingue numa EREBAS: diversidade cultural e acesso ao currículo dos alunos surdos: estudo de caso
Issue Date: 2017-11-13
Description: No âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, desenvolveu-se um estudo com oobjetivo de compreender a proposta de Educação Bilingue visando a valorização dadiversidade cultural e o acesso ao currículo dos alunos Surdos dentro do contexto das escolasde referência para a educação bilingue de alunos Surdos, as EREBAS.O quadro teórico do nosso estudo assenta no paradigma sócio antropológico da surdez,no qual o sujeito Surdo é reconhecido como diferente e não como deficiente, sendo assimconsiderado e respeitado como membro de uma comunidade linguística e cultural minoritária.A escola, por sua vez, é compreendida como uma instituição de socialização cultural etem como objetivo proporcionar a possibilidade dos seus alunos realizarem aprendizagenssignificativas. Numa perspectiva de educação bilingue, portanto, compete à escola promoveraprendizagens em ambientes bilingues possibilitando aos alunos Surdos o domínio da LínguaGestual Portuguesa (LGP) e da Língua Portuguesa (LP) na sua modalidade escrita e,eventualmente, falada.Procurou-se neste estudo, contribuir para a discussão a respeito de como as EREBASpromovem o acesso ao currículo dos sujeitos Surdos, através da proposta de educaçãobilingue estabelecida pelo Decreto-Lei nº 3/2008, visando, do mesmo modo, a valorização dadiversidade cultural em contexto.A investigação adota o paradigma fenomenológico-interpretativo como a abordagemque legitima o estudo de caso produzido, o qual se construiu a partir da observação cotidianaem duas salas de aula e de entrevistas com os sujeitos presentes no contexto, sendo elesprofessores Surdos e ouvintes.Os resultados do estudo revelam a necessidade da promoção do acesso ao currículotendo como princípio a valorização da diversidade cultural existente no contexto escolar,assente num trabalho responsável e interdisciplinar entre professores Surdos e ouvintes, ondeo diálogo possibilite um sentido sincero e efetivo de partilha. Além do privilégio de sepoderem compartilhar as experiências docentes, e do enriquecimento pedagógico queproporcionam, estas poderão contribuir para a formação efetiva de uma vivência comunitáriabilingue e bicultual dentro do contexto escolar.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 201832607
URI: https://hdl.handle.net/10216/108691
Document Type: Dissertação
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

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