Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/108528
Author(s): Rosa Maria Almeida Santos Costa Ribeiro
Title: Práticas de diferenciação pedagógica:  um estudo exploratório a partir da observação de 6 salas de aula do Iº CEB
Issue Date: 2017-11-20
Description: Neste estudo aprofundamos os fundamentos pedagógicos conducentes à aprendizagem significativa, atribuindo especial relevância às práticas de diferenciação pedagógica implementadas nos contextos de sala de aula. Efetuamos leituras exploratórias de trabalhos e estudos de autores de referência, constituindo assim, a revisão da literatura necessária à sistematização do conhecimento que se impunha para a realização do trabalho empírico. Definimos como objeto de estudo seis salas de aula, três do terceiro e três do quarto ano de escolaridade, integradas num Agrupamento de Escolas no distrito de Aveiro Norte com recurso a uma metodologia essencialmente qualitativa. Na investigação efetuada tentamos compreender a forma como os professores organizam e gerem o trabalho pedagógico no contexto de sala de aula, face à diversidade de necessidades individuais e sociais dos alunos.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 201832585
URI: https://hdl.handle.net/10216/108528
Document Type: Dissertação
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
227481.pdf
  Restricted Access
Práticas de diferenciação pedagógica:  um estudo exploratório a partir da observação de 6 salas de aula do Iº CEB1.83 MBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.