Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/105740
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJoana Filipa Nogueira Marques dos Santos
dc.date.accessioned2019-06-28T07:02:49Z-
dc.date.available2019-06-28T07:02:49Z-
dc.date.issued2017-07-17
dc.date.submitted2017-07-27
dc.identifier.othersigarra:201906
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/105740-
dc.descriptionPerante um contexto repleto de diversidade e de constantes exigências como é aescola parece ser pertinente equacionar a essencialidade do papel dos AssistentesOperacionais como agentes educativos presentes nas nossas escolas.O estágio desenvolveu-se entre setembro e março na EB1/JI de Montezelo, ondeconheci, compreendi e acompanhei o quotidiano vivido por um conjunto de profissionais,os Assistentes Operacionais, sendo que os principais objetivos foram: conhecer, ouvir eacompanhar os desafios/anseios e perspetivas das AO relativamente à sua profissão,interpretando e atribuindo significado(s) e sentido(s) às suas práticas; Equacionar osposicionamentos de outros agentes face às práticas das AO, trazendo para palcotestemunhos/experiências de outros atores que sublinhem a importância da ação dosAssistentes Operacionais.Considerando os Assistentes Operacionais em interação como os protagonistas nacriação do conhecimento, optou-se por uma abordagem etnográfica, expressando-senomeadamente pela observação participante, conversas intencionais e a redação de notasde campo.Relativamente às aprendizagens construídas, pude compreender que a imagemque a escola constrói das AO está, em larga medida, espelhada na relação das mesmascom os alunos, os professores, os encarregados de educação, relação essas envoltas ementraves e facilitadores, que se confluem também na própria imagem que as AO têm desi mesmas. Sobressai ainda como elemento de reflexão, a necessidade expressa pelosprofissionais de espaços de formação propícios à reflexão conjunta.
dc.language.isopor
dc.rightsrestrictedAccess
dc.subjectCiências da educação
dc.subjectEducational sciences
dc.titleA (in)visibilidade social dos assistentes operacionais: contributos para o reconhecimento da centralidade destes atores educativos
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
dc.identifier.tid201728001
dc.subject.fosCiências sociais::Ciências da educação
dc.subject.fosSocial sciences::Educational sciences
thesis.degree.disciplineMestrado em Ciências da Educação
thesis.degree.grantorFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
201906.pdf
  Restricted Access
A (in)visibilidade social dos assistentes operacionais: contributos para o reconhecimento da centralidade destes atores educativos1.14 MBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.