Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10216/105740
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Joana Filipa Nogueira Marques dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2019-06-28T07:02:49Z | - |
dc.date.available | 2019-06-28T07:02:49Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-17 | |
dc.date.submitted | 2017-07-27 | |
dc.identifier.other | sigarra:201906 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10216/105740 | - |
dc.description | Perante um contexto repleto de diversidade e de constantes exigências como é aescola parece ser pertinente equacionar a essencialidade do papel dos AssistentesOperacionais como agentes educativos presentes nas nossas escolas.O estágio desenvolveu-se entre setembro e março na EB1/JI de Montezelo, ondeconheci, compreendi e acompanhei o quotidiano vivido por um conjunto de profissionais,os Assistentes Operacionais, sendo que os principais objetivos foram: conhecer, ouvir eacompanhar os desafios/anseios e perspetivas das AO relativamente à sua profissão,interpretando e atribuindo significado(s) e sentido(s) às suas práticas; Equacionar osposicionamentos de outros agentes face às práticas das AO, trazendo para palcotestemunhos/experiências de outros atores que sublinhem a importância da ação dosAssistentes Operacionais.Considerando os Assistentes Operacionais em interação como os protagonistas nacriação do conhecimento, optou-se por uma abordagem etnográfica, expressando-senomeadamente pela observação participante, conversas intencionais e a redação de notasde campo.Relativamente às aprendizagens construídas, pude compreender que a imagemque a escola constrói das AO está, em larga medida, espelhada na relação das mesmascom os alunos, os professores, os encarregados de educação, relação essas envoltas ementraves e facilitadores, que se confluem também na própria imagem que as AO têm desi mesmas. Sobressai ainda como elemento de reflexão, a necessidade expressa pelosprofissionais de espaços de formação propícios à reflexão conjunta. | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights | restrictedAccess | |
dc.subject | Ciências da educação | |
dc.subject | Educational sciences | |
dc.title | A (in)visibilidade social dos assistentes operacionais: contributos para o reconhecimento da centralidade destes atores educativos | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.uporto | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | |
dc.identifier.tid | 201728001 | |
dc.subject.fos | Ciências sociais::Ciências da educação | |
dc.subject.fos | Social sciences::Educational sciences | |
thesis.degree.discipline | Mestrado em Ciências da Educação | |
thesis.degree.grantor | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | |
thesis.degree.grantor | Universidade do Porto | |
thesis.degree.level | 1 | |
Appears in Collections: | FPCEUP - Dissertação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
201906.pdf Restricted Access | A (in)visibilidade social dos assistentes operacionais: contributos para o reconhecimento da centralidade destes atores educativos | 1.14 MB | Adobe PDF | Request a copy from the Author(s) |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.