Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/105740
Autor(es): Joana Filipa Nogueira Marques dos Santos
Título: A (in)visibilidade social dos assistentes operacionais: contributos para o reconhecimento da centralidade destes atores educativos
Data de publicação: 2017-07-17
Descrição: Perante um contexto repleto de diversidade e de constantes exigências como é aescola parece ser pertinente equacionar a essencialidade do papel dos AssistentesOperacionais como agentes educativos presentes nas nossas escolas.O estágio desenvolveu-se entre setembro e março na EB1/JI de Montezelo, ondeconheci, compreendi e acompanhei o quotidiano vivido por um conjunto de profissionais,os Assistentes Operacionais, sendo que os principais objetivos foram: conhecer, ouvir eacompanhar os desafios/anseios e perspetivas das AO relativamente à sua profissão,interpretando e atribuindo significado(s) e sentido(s) às suas práticas; Equacionar osposicionamentos de outros agentes face às práticas das AO, trazendo para palcotestemunhos/experiências de outros atores que sublinhem a importância da ação dosAssistentes Operacionais.Considerando os Assistentes Operacionais em interação como os protagonistas nacriação do conhecimento, optou-se por uma abordagem etnográfica, expressando-senomeadamente pela observação participante, conversas intencionais e a redação de notasde campo.Relativamente às aprendizagens construídas, pude compreender que a imagemque a escola constrói das AO está, em larga medida, espelhada na relação das mesmascom os alunos, os professores, os encarregados de educação, relação essas envoltas ementraves e facilitadores, que se confluem também na própria imagem que as AO têm desi mesmas. Sobressai ainda como elemento de reflexão, a necessidade expressa pelosprofissionais de espaços de formação propícios à reflexão conjunta.
Assunto: Ciências da educação
Educational sciences
Áreas do conhecimento: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
Identificador TID: 201728001
URI: https://hdl.handle.net/10216/105740
Tipo de Documento: Dissertação
Condições de Acesso: restrictedAccess
Aparece nas coleções:FPCEUP - Dissertação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
201906.pdf
  Restricted Access
A (in)visibilidade social dos assistentes operacionais: contributos para o reconhecimento da centralidade destes atores educativos1.14 MBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.