Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/105104
Author(s): Teresa Marília Paredes Godinho Guimarães
Title: Estudo dos benefícios do planeamento: efeitos no processo e produto da escrita de textos argumentativos
Issue Date: 2017-06-29
Description: A escrita é considerada uma competência chave na sociedade atual. Como tal, váriosestudos têm procurado compreender a complexidade dos processos cognitivos envolvidos nacomposição escrita, por exemplo, estudando como o uso de estratégias externas (viz.,planeamento) apoiam a implementação destes processos e influenciam a qualidade da escrita.Constatámos que grande parte destes estudos visam crianças. Neste sentido, o principal objetivodeste estudo foi investigar os efeitos do planeamento no processo e no produto da escritaabarcando uma população mais velha de estudantes universitários.Participaram 42 alunos do 2º ano do ensino superior, que foram distribuídosaleatoriamente por duas condições. Numa condição os participantes elaboraram um esquemaantes da escrita do texto, e na outra não elaboraram. Todos os participantes escreveram umtexto argumentativo, cujo processo de escrita foi medido através da tarefa tripla. Em ambos osgrupos de participantes analisámos os efeitos do planeamento no processo. Foramespecificamente analisados os efeitos no esforço cognitivo associado aos processos deplaneamento, tradução e revisão (através da medição da interferência nos tempos de reação) e otempo alocado a cada um destes processos durante a composição escrita (através da suaocorrência durante a escrita). Os efeitos no produto foram analisados com recurso a váriasmedidas, nomeadamente, duração da escrita, extensão do texto, densidade lexical, diversidadede vocabulário, extensão da oração, número de elementos argumentativos e qualidade do texto.Relativamente aos efeitos no processo de escrita, os resultados mostraram que autilização de estratégias de planeamento não teve impacto nem no esforço cognitivo nem naocorrência dos processos da escrita. Verificámos apenas numa maior fluência de escrita dosparticipantes da condição Com Planeamento. Nos efeitos no produto de escrita, verificámos queos participantes da condição Com Planeamento escreveram textos maiores, com orações maisextensas, com maior número de elementos argumentativos e com melhor qualidade. Aestratégia de planeamento, por intermédio dos passos a seguir na elaboração dum texto assentenum esquema, parece ser uma forma muito eficaz de melhorar a qualidade da composiçãoescrita.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 201724146
URI: https://hdl.handle.net/10216/105104
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

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