Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/105104
Autor(es): Teresa Marília Paredes Godinho Guimarães
Título: Estudo dos benefícios do planeamento: efeitos no processo e produto da escrita de textos argumentativos
Data de publicação: 2017-06-29
Descrição: A escrita é considerada uma competência chave na sociedade atual. Como tal, vários estudos têm procurado compreender a complexidade dos processos cognitivos envolvidos na composição escrita, por exemplo, estudando como o uso de estratégias externas (viz., planeamento) apoiam a implementação destes processos e influenciam a qualidade da escrita. Constatámos que grande parte destes estudos visam crianças. Neste sentido, o principal objetivo deste estudo foi investigar os efeitos do planeamento no processo e no produto da escrita abarcando uma população mais velha de estudantes universitários. Participaram 42 alunos do 2º ano do ensino superior, que foram distribuídos aleatoriamente por duas condições. Numa condição os participantes elaboraram um esquema antes da escrita do texto, e na outra não elaboraram. Todos os participantes escreveram um texto argumentativo, cujo processo de escrita foi medido através da tarefa tripla. Em ambos os grupos de participantes analisámos os efeitos do planeamento no processo. Foram especificamente analisados os efeitos no esforço cognitivo associado aos processos de planeamento, tradução e revisão (através da medição da interferência nos tempos de reação) e o tempo alocado a cada um destes processos durante a composição escrita (através da sua ocorrência durante a escrita). Os efeitos no produto foram analisados com recurso a várias medidas, nomeadamente, duração da escrita, extensão do texto, densidade lexical, diversidade de vocabulário, extensão da oração, número de elementos argumentativos e qualidade do texto. Relativamente aos efeitos no processo de escrita, os resultados mostraram que a utilização de estratégias de planeamento não teve impacto nem no esforço cognitivo nem na ocorrência dos processos da escrita. Verificámos apenas numa maior fluência de escrita dos participantes da condição Com Planeamento. Nos efeitos no produto de escrita, verificámos que os participantes da condição Com Planeamento escreveram textos maiores, com orações mais extensas, com maior número de elementos argumentativos e com melhor qualidade. A estratégia de planeamento, por intermédio dos passos a seguir na elaboração dum texto assente num esquema, parece ser uma forma muito eficaz de melhorar a qualidade da composição escrita.
Assunto: Ciências da educação
Educational sciences
Áreas do conhecimento: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
Identificador TID: 201724146
URI: https://hdl.handle.net/10216/105104
Tipo de Documento: Dissertação
Condições de Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUP - Dissertação

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