Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/105102
Author(s): Ana Margarida Moreira Ribeiro
Title: Qualidade do acolhimento residencial em Portugal: a relação cuidador-criança na pespetiva dos cuidadores e das crianças
Issue Date: 2017-07-04
Description: O presente estudo pretende avaliar a qualidade da relação entre cuidadores ecrianças/jovens em acolhimento residencial, segundo a perspetiva dos cuidadores e dascrianças, em termos das variáveis: organização do tempo em função das necessidades dascrianças, cuidado e proteção, práticas disciplinares positivas e afetividade positiva.Participaram 311 cuidadores (82% do sexo feminino), com idades entre os 20 e 62 anos, e406 crianças/jovens de ambos os sexos, com idades entre os 6 e os 23 anos, de 41 Casas deAcolhimento (CA) de todo o país. Os resultados demonstraram que os cuidadores do sexofeminino recorrem mais a práticas disciplinares positivas. Os cuidadores pertencentes àsequipas educativas reportaram menor organização do seu tempo em função dasnecessidades das crianças e menor frequência de comportamentos de cuidado e proteção,comparativamente aos das equipas técnicas. Os cuidadores que trabalham em CA mistasquanto ao género das crianças acolhidas reportaram resultados superiores em práticasdisciplinares positivas, organização do tempo em função das necessidades das crianças ecomportamentos de cuidado e proteção na relação com as crianças. As crianças/jovensmais velhas, com maior tempo de acolhimento e do sexo feminino são mais negativas naavaliação que fazem da afetividade positiva na relação com os cuidadores. Ascrianças/jovens de casas de pequena dimensão e mistas reportam valores médios deafetividade positiva significativamente superiores. Estes resultados contribuem para aidentificação de medidas de qualificação do acolhimento residencial, quer em termos derequisitos dos cuidadores, quer a nível da estrutura e funcionamento das CA.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 201724120
URI: https://hdl.handle.net/10216/105102
Document Type: Dissertação
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
198564.pdf
  Restricted Access
Qualidade do acolhimento residencial em Portugal: a relação cuidador-criança na pespetiva dos cuidadores e das crianças581.73 kBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.