Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/105102
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAna Margarida Moreira Ribeiro
dc.date.accessioned2023-01-12T00:08:02Z-
dc.date.available2023-01-12T00:08:02Z-
dc.date.issued2017-07-04
dc.date.submitted2017-07-05
dc.identifier.othersigarra:198564
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/105102-
dc.descriptionO presente estudo pretende avaliar a qualidade da relação entre cuidadores e crianças/jovens em acolhimento residencial, segundo a perspetiva dos cuidadores e das crianças, em termos das variáveis: organização do tempo em função das necessidades das crianças, cuidado e proteção, práticas disciplinares positivas e afetividade positiva. Participaram 311 cuidadores (82% do sexo feminino), com idades entre os 20 e 62 anos, e 406 crianças/jovens de ambos os sexos, com idades entre os 6 e os 23 anos, de 41 Casas de Acolhimento (CA) de todo o país. Os resultados demonstraram que os cuidadores do sexo feminino recorrem mais a práticas disciplinares positivas. Os cuidadores pertencentes às equipas educativas reportaram menor organização do seu tempo em função das necessidades das crianças e menor frequência de comportamentos de cuidado e proteção, comparativamente aos das equipas técnicas. Os cuidadores que trabalham em CA mistas quanto ao género das crianças acolhidas reportaram resultados superiores em práticas disciplinares positivas, organização do tempo em função das necessidades das crianças e comportamentos de cuidado e proteção na relação com as crianças. As crianças/jovens mais velhas, com maior tempo de acolhimento e do sexo feminino são mais negativas na avaliação que fazem da afetividade positiva na relação com os cuidadores. As crianças/jovens de casas de pequena dimensão e mistas reportam valores médios de afetividade positiva significativamente superiores. Estes resultados contribuem para a identificação de medidas de qualificação do acolhimento residencial, quer em termos de requisitos dos cuidadores, quer a nível da estrutura e funcionamento das CA.
dc.language.isopor
dc.rightsrestrictedAccess
dc.subjectCiências da educação
dc.subjectEducational sciences
dc.titleQualidade do acolhimento residencial em Portugal: a relação cuidador-criança na perspetiva dos cuidadores e das crianças
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
dc.identifier.tid201724120
dc.subject.fosCiências sociais::Ciências da educação
dc.subject.fosSocial sciences::Educational sciences
thesis.degree.disciplineMestrado em Temas de Psicologia
thesis.degree.grantorFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
198564.pdf
  Restricted Access
Qualidade do acolhimento residencial em Portugal: a relação cuidador-criança na pespetiva dos cuidadores e das crianças581.73 kBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.