Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/105090
Author(s): Flávia Soraia da Silva Gomes
Title: O papel da ansiedade generalizada e dos resultados escolares na rejeição pelos pares no 2º ciclo do ensino básico
Issue Date: 2017-06-26
Description: A qualidade da relação com os pares assume um papel determinante no ajustamento social ao longo da vida de crianças e adolescentes. O presente estudo tem como objetivo analisar o caráter preditor das perturbações de ansiedade (ansiedade generalizada) e da realização escolar (resultados escolares) na qualidade da relação com pares (rejeição pelos pares), bem como o papel mediador dos resultados escolares na relação entre a ansiedade generalizada e a rejeição pelos pares. Participaram 199 crianças e adolescentes (53.8% do sexo feminino), com idades compreendidas entre os 9 e os 14 anos, que frequentam o 5º e 6ºanos de escolaridade. A rejeição pelos pares foi avaliada através de um questionário sociométrico utilizando o método nominal. A ansiedade foi avaliada através de um questionário de autorrelato. Os resultados escolares foram obtidos a partir das notas do boletim de avaliação dos alunos do 1º período (2016/2017). Os resultados indicaram que a ansiedade generalizada prediz a rejeição pelos pares, existindo um efeito de mediação dos resultados escolares nesta associação. Sugere-se que no 2º ciclo do ensino básico a promoção do desempenho académico junto de alunos ansiosos poderá promover a qualidade da relação que estes estabelecem com os seus pares e potenciar o ajustamento social dos mesmos. Estes dados trazem contributos para futuras investigações neste domínio e para a intervenção psicológica nos contextos clínicos e educacionais.
Subject: Psicologia
Psychology
Scientific areas: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
TID identifier: 201712881
URI: https://hdl.handle.net/10216/105090
Document Type: Dissertação
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
198121.pdf
  Restricted Access
O papel da ansiedade generalizada e dos resultados escolares na rejeição pelos pares no 2º ciclo do ensino básico590.96 kBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.