Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/105090
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFlávia Soraia da Silva Gomes
dc.date.accessioned2019-06-28T07:06:59Z-
dc.date.available2019-06-28T07:06:59Z-
dc.date.issued2017-06-26
dc.date.submitted2017-06-30
dc.identifier.othersigarra:198121
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/105090-
dc.descriptionA qualidade da relação com os pares assume um papel determinante no ajustamentosocial ao longo da vida de crianças e adolescentes. O presente estudo tem como objetivoanalisar o caráter preditor das perturbações de ansiedade (ansiedade generalizada) e darealização escolar (resultados escolares) na qualidade da relação com pares (rejeição pelospares), bem como o papel mediador dos resultados escolares na relação entre a ansiedadegeneralizada e a rejeição pelos pares. Participaram 199 crianças e adolescentes (53.8% dosexo feminino), com idades compreendidas entre os 9 e os 14 anos, que frequentam o 5º e6ºanos de escolaridade. A rejeição pelos pares foi avaliada através de um questionáriosociométrico utilizando o método nominal. A ansiedade foi avaliada através de umquestionário de autorrelato. Os resultados escolares foram obtidos a partir das notas doboletim de avaliação dos alunos do 1º período (2016/2017). Os resultados indicaram que aansiedade generalizada prediz a rejeição pelos pares, existindo um efeito de mediação dosresultados escolares nesta associação. Sugere-se que no 2º ciclo do ensino básico a promoçãodo desempenho académico junto de alunos ansiosos poderá promover a qualidade da relaçãoque estes estabelecem com os seus pares e potenciar o ajustamento social dos mesmos. Estesdados trazem contributos para futuras investigações neste domínio e para a intervençãopsicológica nos contextos clínicos e educacionais.
dc.language.isopor
dc.rightsrestrictedAccess
dc.subjectPsicologia
dc.subjectPsychology
dc.titleO papel da ansiedade generalizada e dos resultados escolares na rejeição pelos pares no 2º ciclo do ensino básico
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
dc.identifier.tid201712881
dc.subject.fosCiências sociais::Psicologia
dc.subject.fosSocial sciences::Psychology
thesis.degree.disciplineMestrado Integrado em Psicologia
thesis.degree.grantorFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
198121.pdf
  Restricted Access
O papel da ansiedade generalizada e dos resultados escolares na rejeição pelos pares no 2º ciclo do ensino básico590.96 kBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.