Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/104942
Author(s): Daniela Fernanda Borges Leal
Title: Sexual orientation, culture and attitudes toward parenthood: an exploratory study in Portugal and the United Kingdom
Issue Date: 2017-06-26
Description: O presente estudo debruçou-se sobre o impacto da orientação sexual (lésbicas,homens gay, e bissexuais vs. heterossexuais) e da cultura (Portugal vs. Reino Unido) nodesejo parental, intenção parental, atitudes em relação a não ter filhos, e perceções parentaisde indivíduos sem filhos (N = 336). Os participantes LGB revelaram níveis mais baixos dedesejo e intenção parental e demonstraram menos incómodo com a possibilidade de não terfilhos. Adicionalmente, perspetivaram menos os filhos como uma fonte de enriquecimentopsicológico e anteciparam ser mais estigmatizados enquanto pais, do que os participantesheterossexuais. Relativamente à cultura, comparativamente com os participantes do ReinoUnido, os portugueses evidenciaram mais desejo e intenção de ser pais e maior incómodopor não ter filhos. Além disso, revelaram maior compromisso com a parentalidade,anteciparam menos estigma enquanto pais e mais suporte social. Ademais, os participantesLGB portugueses desejavam mais ter filhos do que os seus congéneres do Reino Unido.Apenas os participantes LGB do Reino Unido perspetivaram menos a criança como um fatorde enriquecimento nas suas vidas, anteciparam maior isolamento enquanto pais e reportaramcustos mais elevados associados à parentalidade, do que os indivíduos heterossexuais.Apesar de no Reino Unido se verificarem atitudes mais favoráveis em relação às pessoasLGB, encontrámos menos diferenças em função da orientação sexual nas atitudes face àparentalidade em Portugal. Assim, a influência dos valores culturais nas aspirações parentaisquer de pessoas heterossexuais, quer de pessoas LGB, deve ser tida em consideração.Palavras-chave: lésbicas, homens gay, bissexuais, desejo parental, intenção parental,perceções de parentalidade, cultura, Portugal, Reino Unido.
Subject: Psicologia
Psychology
Scientific areas: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
TID identifier: 201712784
URI: https://hdl.handle.net/10216/104942
Document Type: Dissertação
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
197494.pdf
  Restricted Access
Sexual orientation, culture and attitudes toward parenthood: an exploratory study in Portugal and the United Kingdom607.09 kBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.