Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/104942
Autor(es): Daniela Fernanda Borges Leal
Título: Sexual orientation, culture and attitudes toward parenthood: an exploratory study in Portugal and the United Kingdom
Data de publicação: 2017-06-26
Descrição: O presente estudo debruçou-se sobre o impacto da orientação sexual (lésbicas, homens gay, e bissexuais vs. heterossexuais) e da cultura (Portugal vs. Reino Unido) no desejo parental, intenção parental, atitudes em relação a não ter filhos, e perceções parentais de indivíduos sem filhos (N = 336). Os participantes LGB revelaram níveis mais baixos de desejo e intenção parental e demonstraram menos incómodo com a possibilidade de não ter filhos. Adicionalmente, perspetivaram menos os filhos como uma fonte de enriquecimento psicológico e anteciparam ser mais estigmatizados enquanto pais, do que os participantes heterossexuais. Relativamente à cultura, comparativamente com os participantes do Reino Unido, os portugueses evidenciaram mais desejo e intenção de ser pais e maior incómodo por não ter filhos. Além disso, revelaram maior compromisso com a parentalidade, anteciparam menos estigma enquanto pais e mais suporte social. Ademais, os participantes LGB portugueses desejavam mais ter filhos do que os seus congéneres do Reino Unido. Apenas os participantes LGB do Reino Unido perspetivaram menos a criança como um fator de enriquecimento nas suas vidas, anteciparam maior isolamento enquanto pais e reportaram custos mais elevados associados à parentalidade, do que os indivíduos heterossexuais. Apesar de no Reino Unido se verificarem atitudes mais favoráveis em relação às pessoas LGB, encontrámos menos diferenças em função da orientação sexual nas atitudes face à parentalidade em Portugal. Assim, a influência dos valores culturais nas aspirações parentais quer de pessoas heterossexuais, quer de pessoas LGB, deve ser tida em consideração. Palavras-chave: lésbicas, homens gay, bissexuais, desejo parental, intenção parental, perceções de parentalidade, cultura, Portugal, Reino Unido.
Assunto: Psicologia
Psychology
Áreas do conhecimento: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
Identificador TID: 201712784
URI: https://hdl.handle.net/10216/104942
Tipo de Documento: Dissertação
Condições de Acesso: restrictedAccess
Aparece nas coleções:FPCEUP - Dissertação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
197494.pdf
  Restricted Access
Sexual orientation, culture and attitudes toward parenthood: an exploratory study in Portugal and the United Kingdom607.09 kBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.