Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/98766
Author(s): Isabel Menezes
Title: Evolução da cidadania em Portugal
Issue Date: 2007
Description: O lugar da escola enquanto espaço de promoção e exercício da cidadania em Portugal tem sido objecto de intensa discussão ao longo de 30 anos de democracia, podendo mesmo dizer-se que, ciclicamente (e, usualmente, em contra-ciclo com a ênfase nas "aprendizagens básicas"), constitui uma significativa estratégia de legitimação compensatória (Weiler, 2985). O ponto de partida será a análise das concepções subjacentes às políticas educativas e orientações curriculares desde a reforma curricular de 1989, e a reflexão a partir dos dados da investigação sobre as práticas das escolas e os resultados obtidos junto dos alunos. Assumindo a centralidade da (inter)acção na cidadania discute-se a inevitabilidade de as escolas e os professores, conjuntamente com outras instituições e adultos, assumirem, como diria Hannah Arendt, a sua responsabilidade pelo mundo e pelas crianças e jovens.
URI: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/98766
Source: Encontro de educação para a cidadania e culturas de formação
Document Type: Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional

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