Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10216/9701
Author(s): Sousa, Anabela Barros Pinto
Title: Promoção da literacia em Geociências : O Exemplo da Oficina Pedagógica de Geologia do Palácio de Cristal : Da construção de materiais à divulgação científica
Publisher: Universidade do Porto. Reitoria
Issue Date: 2002
Abstract: A construção e desenvolvimento de relações entre a ciência, a tecnologia e o público, exigem do cidadão actual novas formas de participação e tomada de decisões que requerem níveis crescentes de cultura científica em várias áreas. A situação da literacia científica em Portugal é uma preocupação crescente na sociedade, particularmente demonstrada por parte dos governantes. É fundamental sensibilizar e consciencializar os cidadãos para tomadas de posição mais esclarecidas, mais intervenientes em relação ao seu bem-estar e ao das gerações futuras.O presente trabalho propõe-se contribuir para a literacia científica na Área das Geociências, com uma proposta inovadora orientada para a "ciência para todos". O projecto pretende motivar para o gosto pela Geologia não só à população escolar, mas a qualquer cidadão. Assim, sugere-se um conjunto de actividades a desenvolver num espaço não formal: a Oficina Pedagógica de Geologia do Palácio de Cristal, no Porto.Este estudo compreendeu fundamentalmente duas etapas. A primeira de pesquisa e análise de bibliografia, particularmente no domínio educacional e didáctico, no sentido da fundamentação do planeamento das actividades e construção dos materiais. Uma segunda fase, em que as sessões foram desenvolvidas integrando esses materiais e seguindo as perspectivas educacionais construtivista e de CTS (Ciência Tecnologia, Sociedade).A metodologia investigação-acção revestiu-se de enorme relevância no estudo em causa: o projecto desenvolve-se para melhorar uma situação os baixos níveis de literacia em Geologia - permitindo a análise e reflexão contínuas e as alterações necessárias à sua execução satisfatória. A recolha de dados relativos à sessão realizou-se através de um questionário estruturado.Na globalidade, pode afirmar-se que os participantes na Oficina demonstraram interesse pelos temas abordados, gostaram dos materiais e das actividades propostas e revelaram curiosidade pela Geologia. Pode ainda referir-se que, de um modo g ...
Description: Dissertação de Mestrado em Geologia para o Ensino apresentada à Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
URI: http://hdl.handle.net/10216/9701
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
5003_TM_01_C.pdfVolume 01 Cores40.65 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
5003_TM_01_P.pdfVolume 01 Preto & Branco7.74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
5003_TM_02_C.pdfVolume 02 Cores13.89 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
5003_TM_02_P.pdfVolume 02 Preto & Branco4.31 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.