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https://hdl.handle.net/10216/9701
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.coverage.spatial | Porto | pt_PT |
dc.creator | Sousa, Anabela Barros Pinto | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2009-05-14T16:35:24Z | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2012-06-26T16:54:50Z | - |
dc.date.available | 2009-05-14T16:35:24Z | pt_PT |
dc.date.available | 2012-06-26T16:54:50Z | - |
dc.date.issued | 2002 | pt_PT |
dc.identifier.other | 5003_TM | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10216/9701 | pt_PT |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Geologia para o Ensino apresentada à Faculdade de Ciências da Universidade do Porto | pt_PT |
dc.description.abstract | A construção e desenvolvimento de relações entre a ciência, a tecnologia e o público, exigem do cidadão actual novas formas de participação e tomada de decisões que requerem níveis crescentes de cultura científica em várias áreas. A situação da literacia científica em Portugal é uma preocupação crescente na sociedade, particularmente demonstrada por parte dos governantes. É fundamental sensibilizar e consciencializar os cidadãos para tomadas de posição mais esclarecidas, mais intervenientes em relação ao seu bem-estar e ao das gerações futuras.O presente trabalho propõe-se contribuir para a literacia científica na Área das Geociências, com uma proposta inovadora orientada para a "ciência para todos". O projecto pretende motivar para o gosto pela Geologia não só à população escolar, mas a qualquer cidadão. Assim, sugere-se um conjunto de actividades a desenvolver num espaço não formal: a Oficina Pedagógica de Geologia do Palácio de Cristal, no Porto.Este estudo compreendeu fundamentalmente duas etapas. A primeira de pesquisa e análise de bibliografia, particularmente no domínio educacional e didáctico, no sentido da fundamentação do planeamento das actividades e construção dos materiais. Uma segunda fase, em que as sessões foram desenvolvidas integrando esses materiais e seguindo as perspectivas educacionais construtivista e de CTS (Ciência Tecnologia, Sociedade).A metodologia investigação-acção revestiu-se de enorme relevância no estudo em causa: o projecto desenvolve-se para melhorar uma situação os baixos níveis de literacia em Geologia - permitindo a análise e reflexão contínuas e as alterações necessárias à sua execução satisfatória. A recolha de dados relativos à sessão realizou-se através de um questionário estruturado.Na globalidade, pode afirmar-se que os participantes na Oficina demonstraram interesse pelos temas abordados, gostaram dos materiais e das actividades propostas e revelaram curiosidade pela Geologia. Pode ainda referir-se que, de um modo g ... | pt_PT |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_PT |
dc.language | por | pt_PT |
dc.publisher | Universidade do Porto. Reitoria | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.title | Promoção da literacia em Geociências : O Exemplo da Oficina Pedagógica de Geologia do Palácio de Cristal : Da construção de materiais à divulgação científica | pt_PT |
dc.type | Dissertação | pt_PT |
Appears in Collections: | FCUP - Dissertação |
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5003_TM_01_C.pdf | Volume 01 Cores | 40.65 MB | Adobe PDF | View/Open |
5003_TM_01_P.pdf | Volume 01 Preto & Branco | 7.74 MB | Adobe PDF | View/Open |
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