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Author(s): Silva, Armando Malheiro da
Fernandez Marcial, Viviana
Title: Biblioteca, educação e literacia informacional em Portugal: resultados iniciais do projeto elit.pt
Issue Date: 2016
Abstract: The present work contains part of the results of a research project entitled Theinformation literacy in the European Higher Education: study of the situation of information skills inPortugal (eLi.pt) that was funded by the Foundation for Science and Technology. In it is studied thelevel of information literacy of Portuguese university students and secondary school. In this initialapproach we present data from the questionnaire applied to a sample of 1624 students fromeducational institutions of Porto, Vila Real, Bragança, Coimbra, Covilhã, Castelo Branco and Lisboa.Of these, 1242 are students of higher education while the remaining 346 attend secondary school.Taking into account the specificities of each of these educational groups, two versions of thequestionnaire were built, specifically designed for the two different contexts addressed. In these firstresults, it can be seen a very poor level of cognitive skills to select, search, elaborate and filterinformation as well as a lack of an educational and librarian/informational policy that better fits andencourages an appropriate performance by students. Hence the importance and usefulness of eLit.ptmodel that aims to show and to operationalize the articulation of cognitive skills in informationbehavior and to articulate the role of libraries (school, public and university) teachers, education systemand "informal groups".
Description: O presente trabalho contém uma parte dos resultados de um projeto da investigaçãotitulado A literacia informacional no Espaço Europeu do Ensino Superior: estudo da situação dascompetências da informação em Portugal (eLi.pt) e financiado pela Fundação para a Ciência e aTecnologia. No mesmo se estuda o nível de competências informacionais dos estudantes portuguesesda universidade e de ensino secundário. Nesta abordagem inicial se oferecem os dados do inquéritoaplicado a uma amostra composta por 1624 estudantes matriculados em instituições de ensino doPorto, Vila Real, Bragança, Coimbra, Covilhã, Castelo Branco e Lisboa. Destes, 1242 são alunos doensino superior enquanto os restantes 346 frequentam o secundário. Tendo em conta as especificidadesde cada um destes grupos de ensino, foram construídas duas versões do inquérito, pensadaspropositadamente para os dois diferentes contextos abordados. Nestes primeiros resultados,deparamo-nos com um nível muito deficiente de competências cognitivas quanto à seleção, pesquisa,elaboração e filtragem de informação e deparamo-nos ainda com a carência de uma política educacionale bibliotecária/informacional que enquadre melhor e estimule uma adequada performance por partedos estudantes. Daí a importância e utilidade do modelo eLit.pt que visa mostrar e operacionalizar aarticulação das competências cognitivas no âmbito do comportamento informacional e articular opapel das bibliotecas (escolares, públicas e universitárias) os professores, o sistema de ensino e osgrupos informais.
Subject: Ciência da Informação
Information science
URI: http://hdl.handle.net/10216/86561
Source: A literacia da informação em Portugal: um diagnóstico, um modelo e uma reflexão prospetiva (2007-2010)
Document Type: Capítulo ou Parte de Livro
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUP - Capítulo ou Parte de Livro

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