Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/85197
Author(s): Maria Matos
João Santos Baptista
Miguel Tato Diogo
Title: Relação entre o ruído e as variáveis do processo produtivo na indústria extractiva a céu aberto
Issue Date: 2011
Description: O ruído está intimamente associado a todos os processos industriais, sendo osligados à indústria extractiva dos mais ruidosos. O presente artigo pretende equacionar oestado da arte relativamente a relações entre a variável ocupacional Ruído e as inerentesao processo produtivo. Teve por base uma pesquisa bibliográfica, desenvolvida através dacombinação de um conjunto de palavras-chave, pré-definidas, diretamente ligadas àsvaráveis a tratar. Da pesquiza efectuada pode-se concluir que as variáveis inerentes aosequipamentos e respetivas operações são as mais significativas. Foi também verificado que avariável ruído se encontra muitas vezes associada a vibrações transmitidas aos sistemasmão-braço e corpo inteiro e a substâncias ototóxicas. Tal, entre outras causas, faz com queaumente a dificuldade em classificar a PAIR como uma doença profissional. Por último, porenvolver custos e redução na produtividade, verificou-se ainda que os trabalhadores comPAIR são mais vulneráveis a acidentes de trabalho.
URI: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/85197
Source: Proceedings CLME'2011 - 6º Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia e IIICEM - 3º Congresso de Engenharia de Moçambique.
Document Type: Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Rights: openAccess
License: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Appears in Collections:FEUP - Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
140107.pdfRELAÇÃO ENTRE O RUÍDO E AS VARIÁVEIS DO PROCESSO PRODUTIVO NA INDÚSTRIA EXTRACTIVA A CÉU ABERTO637.18 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons