Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/80430
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRita Tavares de Almeida Besteiro
dc.date.accessioned2022-09-10T23:00:47Z-
dc.date.available2022-09-10T23:00:47Z-
dc.date.issued2012-11-08
dc.date.submitted2015-04-29
dc.identifier.othersigarra:23626
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/80430-
dc.descriptionO presente estudo centra-se na construção da cidade por Siza Vieira. Procuramos compreender a sua ideia de cidade, e de que forma é que ela se traduz no que projecta. De facto, após uma análise das suas palavras, percebemos que Siza, ao desenhar este território, busca constantemente a "continuidade". Desta forma, como base deste estudo elencamos dois projectos de Siza para uma parte da cidade do Porto em que o problema da falta de continuidade se manifesta em diversas esferas, Avenida da Ponte em 1968 e 2000. Esta parte da cidade a que nos referimos foi alvo de brutais transformações na década de quarenta. Estas transformações tinham o intuito de evidenciar a Sé e, ao mesmo tempo, fazer a ligação entre a Ponte Luís I, a única entrada por Sul à cota alta, e o novo centro da cidade, antiga Praça de D. Pedro. O objectivo era dotar a "segunda cidade" do país de um caracter monumental, à semelhança do que vinha a ser feito em outras grandes cidades europeias. No entanto, a dificuldade de intervenção num território granítico e irregular aliada à necessidade de visibilidade total da Sé a partir da cota baixa levaram a que nenhum projecto para ali fosse aprovado, com excepção do de Álvaro Siza em 1968. Desta forma, a Avenida D. Afonso Henriques, ou da Ponte como é mais vulgarmente chamada, foi aberta em meados da década de cinquenta, sem plano concreto, o que criou uma ferida até hoje por cerzir. É isso que Siza pretende fazer em 1968 e 2000. Recuperar o que se perdeu com as demolições, restaurar a continuidade numa parte da cidade em que o que domina é a ruptura. Este restauro é feito em ambos os projectos de formas muito distintas. Se no primeiro o existente permanece quase intocado, claro está, diferente pela presença do grande edifício a Nascente, no segundo a cidade é reconstruída quase literalmente. Em extremo, pode dizer-se que no primeiro projecto cose através do vazio, memória do que a cidade passou, e no segundo através do cheio. Quer num quer noutro importa perceber a cidade enquanto território constituído por camadas, sedimentar. Segundo Siza nenhuma dessas camadas deve ser suprimida. Portanto, não pretende, nunca, apagar aquilo pelo que aquele lugar passou. A memória da violência das demolições está presente. Ainda, a par do que se passou ali, na zona do Corpo da Guarda, importa a História do que para ali se pensou. Assim, procurámos perceber os estudos que tiveram como âmbito aquele lugar e, acima de tudo, os que mais influência tiveram nos projectos de Siza. A par de tudo isto está a presença incontornável de Fernando Távora em qualquer um dos projectos, manifeste-se ela através do de 1955 ou o de 1998.
dc.description.abstractThe present study is focused on the act of building in the city by Siza Vieira. We seek to understand is concept of city, and in what way does that concept translate in his works. In fact, after an analysis of his words, we realize that Siza when designing this territory, is constantly seeking the "continuity". Thus, based on this study we list two projects of Siza located in a part of Porto where the lack of continuity is manifested in various spheres, Avenida da Ponte in 1968 and 2000. This part of the city to which we refer was subjected to brutal changes in the forties. These changes had the intention to show the Cathedral, Sé, and at the same time to make the connection between Luis I Bridge, the only entrance by South at the high level, and the new city center, D. Pedro Square, as it was named. The aim was to provide the "second city" of the country with a monumental character similar to what was being done in other major European cities. However, the difficulty of intervening in an irregular and granitic territory combined with the need of full visibility of the cathedral from the low level lead to the non-approval of any project with the exception of the project of Alvaro Siza in 1968. Thus, the Avenue D. Afonso Henriques was opened in the mid fifties, with no concrete plan, which created a wound until today to heal. Is that what Siza aims in 1968 and 2000. He aims to recover what was lost with the demolitions, restoring continuity in a part of town overwhelmed by the sense of rupture. This restoration is done on both projects in very different ways. If in the first project the existing persists almost untouched, of course, different by the presence of the large building on the east. In the second project the city is rebuilt almost literally. In the extreme, it can be said that in the first project, Siza sews the city almost by not building, and so, evoking the memory of the demolitions. In the second one, he heals the wound with the resource of the constructed mass. In both projects what matters is the perception of the city as a territory constructed by many layers. According to Siza none of those layers should be removed. So, he never seeks to erase what happened at that place. The memory of the demolitions is present. Still, as important as knowing what happened there, it is to know what others have projected for that area. So we have tried to find studies that had as scope that place and, above all, those who had the most influence on Siza's projects. Alongside all of this is the unavoidable presence of Fernando Távora both in 1955 and 1998.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectArtes
dc.subjectArts
dc.titleAvenida da Ponte. 1968/2000. Álvaro Siza, a arquitectura e a cidade
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Arquitectura
dc.subject.fosHumanidades::Artes
dc.subject.fosHumanities::Arts
thesis.degree.disciplineMestrado Integrado em Arquitetura
thesis.degree.grantorFaculdade de Arquitectura
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FAUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
23626.pdfAvenida da Ponte. 1968/2000. Álvaro Siza, a arquitectura e a cidade65.58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons