Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/80296
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJoão Miguel Pinto de Miranda
dc.date.accessioned2022-09-09T21:21:57Z-
dc.date.available2022-09-09T21:21:57Z-
dc.date.issued2012-11-12
dc.date.submitted2015-04-27
dc.identifier.othersigarra:23526
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/80296-
dc.descriptionEste trabalho procura retratar um momento de transformação no espaço urbano do Porto, o seu "limite" de concelho e relação com a continuidade da área metropolitana e, a partir daí, da forma como se estrutura esse lugar/trajecto na dialéctica entre a sua função e o desenvolvimento da estrutura urbana. Pretende-se construir um olhar crítico sobre a actualidade, considerando algumas formas de intervenção através da cooperação e do planeamento intermunicipal. Trata-se, na sua essência, de uma avaliação da prática urbana dos vários municípios numa área/limite comum - por vezes, sob coordenação estratégica da Área Metropolitana do Porto -, a Estrada da Circunvalação, sobre vários pontos de vista, mesmo que distintos, mas todos legítimos e coerentes dentro do seu contexto. A Circunvalação é reconhecida pelas várias frentes que a compõem como "objecto" de controvérsia, sendo alvo de debate acompanhado por uma devida reflexão e avaliação contínuas. São apontados, como factores relevantes, a manutenção e processo de mudança desta via, na procura da sua identidade no conjunto urbano, tanto na sua totalidade ou, de forma oposta e especifica, em sectores individuais. Nesta extensão é procurado avaliar que, mesmo enquanto objecto de contestação, esta via tem sido alvo do avanço da intervenção urbanística e arquitectónica, na procura de valorizar a sua funcionalidade, a morfologia dos espaços, edifícios e pólos urbanos. De forma a recolher os pontos essenciais relativos à temática em estudo, centralizamonos nos casos em que houve um estudo mais exaustivo e debatido, mas também com maior experimentação. Assim, alguns deles, já fruto de reabilitação urbana e garantia dos interesses comuns, são acompanhados, na sua analise, de uma sensibilidade perante todas estas influências. O resultado final deste trabalho vai ao encontro do propósito da actual imagem urbana da Circunvalação, pois foram isolados os casos mais pertinentes na sua caracterização, suas diversidades e contradições, fazendo a comparação entre os problemas identificados e proporcionando uma diferente perspectiva na forma de a representar.
dc.description.abstractThis piece intends to portrait a transformation moment in the urban area of Oporto, its county "boundaries" and the connection it has with the expansion of the metropolitan area and, thereafter, the way we structure that place/course in the dialectic between its function and the development of the urban structure. I intend to build a critical point of view of nowadays, considering some forms of intervention through cooperation and planning between municipalities. In its essence, it's about an evaluation of the urban conventions of several parishes in a common area/boundary - sometimes, under the strategic coordination of the "Area Metropolitana do Porto" -, the "Estrada da Circunvalação", under several points of view, however different, but all legitimate and coherent in their context. The "Circunvalação" is recognized by the different fronts that it's made of like a controversial "object", being targeted with discussions accompanied by serious thinking and continuous evaluation. The relevant factors that are pointed out are maintenance and the process of change in this road, in search of its identity in the urban ensemble, either in its totality or, in an opposite and specific way, in individual sectors. This work intends to evaluate that, even as a contested object, this road has been the target of advancing urban and architectonical intervention, with the goal of enhancing its functionality, the morphology of the spaces, buildings and urban centers. In order to collect the key points relating the topic under study, let's focus on the cases where there was a more exhaustive and debated study, but also with more experimentation. Thus, some of them, already the result of urban rehabilitation and guarantee of common interests, are accompanied, on their analysis, by sensitivity to all these influences. The final outcome of this work comes across the purpose of the current urban image of "Circunvalação", for the most relevant cases in its characterization, its diversities and contradictions were isolated, making the comparison between the identified problems and providing a different perspective as to how it should be represented.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectArtes
dc.subjectArts
dc.titleQuantas circunvalações existem na circunvalação?
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Arquitectura
dc.subject.fosHumanidades::Artes
dc.subject.fosHumanities::Arts
thesis.degree.disciplineMestrado Integrado em Arquitetura
thesis.degree.grantorFaculdade de Arquitectura
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FAUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
23526.pdfQuantas circunvalações existem na circunvalação?12.43 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons