Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10216/78148
Author(s): | Guardiano, M. Candeias, L. Guimarães, J. E. Viana, Victor Almeida, P. |
Title: | Avaliação da Leitura e Escrita de Crianças com Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção |
Issue Date: | 2014 |
Description: | Introdução: A vasta comorbilidade associada à Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção (PHDA) implica a reavaliação da metodologia de avaliação de crianças com este diagnóstico, com inclusão do rastreio de perturbações neuropsicológicas associadas, especialmente no âmbito da linguagem. O objectivo deste trabalho foi avaliar o impacto da PHDA na linguagem. As áreas avaliadas incluem a leitura e a escrita. Material e Métodos: Comparou-se o desempenho de 37 crianças com PHDA com 67 de um grupo de controlo, em provas seleccionadas da PALPA-P. Resultados: Foram encontradas diferenças significativas entre os dois grupos, para a maioria das provas aplicadas. As crianças com PHDA obtiveram sempre as médias de erros mais altas (maior número de erros), comparativamente às do grupo controlo. Discussão: Os resultados permitiram verificar que crianças com PHDA apresentam défices significativos em tarefas de linguagem, nos domínios da leitura e escrita. Assim, estas áreas devem ser consideradas no protocolo de avaliação de crianças com PHDA. Conclusões: Este é o primeiro estudo realizado em Portugal que utilizou a bateria PALPA-P para a avaliação de crianças com PHDA. Os resultados evidenciam a utilidade clínica e o poder discriminativo das provas do PALPA-P, na avaliação complementar de crianças com este diagnóstico. |
Subject: | Ciências da Saúde, Ciências médicas e da saúde Health sciences, Medical and Health sciences |
Scientific areas: | Ciências médicas e da saúde Medical and Health sciences |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/78148 |
Document Type: | Artigo em Revista Científica Nacional |
Rights: | openAccess |
License: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ |
Appears in Collections: | FCNAUP - Artigo em Revista Científica Nacional |
This item is licensed under a Creative Commons License