Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/69534
Author(s): A. Barata da Rocha
F. Jorge Lino Alves
Title: A relação Universidade-Indústria: um caso de transferência da tecnologia em engenharia mecânica e Gestão Industrial
Issue Date: 2008
Description: A inovação nas pequenas e médias empresas industriais do ramo da Engenharia Mecânica é muitas vezes inexistente ou incipiente, podendo ser facilmente incrementada através de um estreito relacionamento e cooperação com as Universidades e/ou os seus Institutos de Interface. Neste contexto, a Universidade do Porto, através do Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial da Faculdade de Engenharia, fundou em 1986 o INEGI - Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial, com a missão de reforçar a cooperação entre esta Universidade e o meio empresarial. O INEGI participa activamente, há 21 anos, no desenvolvimento da indústria nacional contribuindo com conhecimento e competências distintas na área da Engenharia Mecânica e Gestão Industrial, assumindo a missão de: Contribuir para o aumento da competitividade da indústria nacional através da investigação e desenvolvimento, demonstração, transferência de tecnologia e formação nas áreas de concepção e projecto, materiais, produção, energia, manutenção, gestão industrial e ambiente. Desde a sua criação, o INEGI tem tido um crescimento sustentado, tendo desenvolvido mais de 1300 projectos para organizações públicas e privadas, estando neste momento numa fase de internacionalização, através do estabelecimento de protocolos e projectos conjuntos com instituições internacionais. Esta comunicação pretende demonstrar as vantagens que as empresas podem obter, através de uma ligação ás Universidades e Institutos de Interface, no desenvolvimento de materiais, produtos e processos tecnológicos, permitindo assim aumentar a sua competitividade. As áreas de intervenção dos projectos inovadores aqui focados abrangem uma grande variedade de temas multidisciplinares, desde as energias renováveis, desenvolvimento de processos tecnológicos e sistemas mecânicos, materiais compósitos, prototipagem rápida e tecnologias avançadas de produção e gestão industrial.
Subject: Engenharia mecânica, Engenharia mecânica
Mechanical engineering, Mechanical engineering
Scientific areas: Ciências da engenharia e tecnologias::Engenharia mecânica
Engineering and technology::Mechanical engineering
URI: https://hdl.handle.net/10216/69534
Source: A Engenharia no combate à pobreza, pelo desenvolvimento e competitividade : 5º Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia (CLME'2008) & 2º Congresso de Engenharia de Moçambique (IICEM)
Document Type: Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Rights: openAccess
License: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Appears in Collections:FEUP - Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
61499.pdf1.23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons