Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10216/68616
Author(s): | Halahan, Katrina Eloise Baharum |
Title: | Avaliação de material educativo: Manual "Alimentação saudável mas também económica, saborosa e segura" |
Issue Date: | 2012 |
Abstract: | Resumo da tese: Foi feita, durante o período de estágio curricular da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, uma pré-avaliação de um material educativo em construção. O material em questão aparece como ferramenta de apoio à gestão alimentar em resposta à atual situação de crise económica - Manual "Alimentação Saudável mas económica, segura e saborosa". A avaliação tinha como objetivo identificar de antemão como a população-alvo reagiria na leitura deste e quais as barreiras comunicacionais. O estudo foi feito em 9 sessões, realizadas em duas IPSS da zona do Porto, com uma amostra de 88 participantes. Em cada sessão os participantes foram expostos a uma parte do manual e solicitados para sublinhar o texto utilizando uma metodologia de cores análoga a um semáforo. No final as frases foram categorizadas por cores (verde, amarelo, laranja) de acordo com a percentagem com que foram sublinhadas pelos participantes. Identificaram-se algumas barreiras comunicacionais e obtiveram-se sugestões que poderão orientar estes e outros autores para reformulação e melhoria do material.Thesis abstract: A pre-evaluation of an educational material in construction was made during the period of a nutrition curricular internship. This material comes in response to the current economic crisis, with guidelines about food management - Manual "Healthy but economical, safe and tasty food". The aim of the evaluation was to identify in advance how the target population would react its reading and what would be possible communication barriers. The study was conducted in nine sessions, held in two social institutions of Porto, with a sample of 88 participants. In each session participants were exposed to a part of the manual and requested to highlight the text using a traffic light colour coding. At the end, the sentences were categorized by colours (green, yellow, orange) according to the participants highlighted percentage. We identified some communication barriers and obtained suggestions that will be able to guide the authors to re-desingn and improve the material. |
Description: | Trabalho complementar (Trabalho de Investigação) realizado no âmbito da Unidade Curricular Estágio da Licenciatura em Ciências da Nutrição da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, sob orientação de Prof. Doutor António Pedro Graça (Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto) e coorientação de Dra. Maria João Gregório (Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto) |
Subject: | Ciências da Saúde, Ciências médicas e da saúde Health sciences, Medical and Health sciences |
Scientific areas: | Ciências médicas e da saúde Medical and Health sciences |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/68616 |
Document Type: | Trabalho Académico |
Rights: | openAccess |
License: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ |
Appears in Collections: | FCNAUP - Trabalho Académico |
This item is licensed under a Creative Commons License