Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10216/67236
Author(s): Muniz, Rossilene Brasil
Title: Os vários agentes na passagem do letramento existente ao letramento desejado : o caso dos cursos de letras da Universidade Federal do Acre
Publisher: Porto : [Edição do Autor]
Issue Date: 2013
Abstract: A presente investigação centra-se nas questões em torno da literacia dos estudantes de Ensino Superior que frequentam o Curso de Letras da Universidade Federal do Acre - Brasil. Possui como objetivos gerais identificar os níveis de reconhecimento de autores e revistas mais populares e lidos e os hábitos de leitura e media dos estudantes dos Cursos de Letras (Português, Francês, Espanhol e Inglês), bem como o posicionamento dos professores face à literacia dos seus estudantes. Trata-se de uma investigação mista que toma por base, por um lado, questionários sobre hábitos de leitura e media e testes de reconhecimento de autores e de títulos de revistas. Estes últimos foram adaptados de Stanovich e West (1989) à realidade do Estado do Acre, Brasil, por Pinto e Muniz (2011), e aplicados a estudantes do primeiro ano (N=51) e do quarto ano (N=66) dos Cursos de Letras da referida Universidade. E, por outro lado, entrevistas semiestruturadas feitas a professores (N=14), técnico-administrativos e gestores (N=3) da mesma instituição sobre como concebem o nível de literacia dos estudantes. Para a análise quantitativa foi utilizado o programa SPSS e para a análise de conteúdo o programa WebQDA. Os resultados dos alunos mostram que o nível de reconhecimento do tipo de revistas e de autores aumenta com o tempo de formação na Universidade e demonstram os precários hábitos de leitura dos estudantes participantes em oposição aos hábitos de media que demonstraram ser os meios de comunicação e lazer preferidos dos» participantes. Na conceção dos professores, o nível de literacia evidenciado pelos estudantes é insuficiente, uma vez que o tipo de literacia exigido pela Universidade requer compreensão e interpretação, e não somente reconhecimento. Os professores repartem a responsabilidade desse resultado pelo contexto familiar, educacional, governamental, religioso, entre outros, (...).
Subject: Ensino superior - Brasil
Professor - Formação
Literacia
URI: http://hdl.handle.net/10216/67236
Catalogue Link: http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000222779
Document Type: Tese
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUP - Tese

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